Dólar hoje 4,148
20ºC em Arapiraca, Parcialmente nublado
Saúde
Postada em 01/05/2019 10:16 | Atualizada em 01/05/2019 10:34 | Por Todo Segundo
Alagoas tem 22 cidades com risco de surto de dengue; confira
MS alerta que o sistema de vigilância de estados e cidades e a população devem reforçar os cuidados para combater o mosquito
Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya - Foto: Divulgação

Dos 102 municípios de Alagoas, 22 estão em risco de apresentar surto de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os dados são do 2º Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério da Saúde (MS).

O Ministério alerta que o sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o mosquito. O LIRAa é um instrumento que faz o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya).

Com base nas informações coletadas, o gestor de cada município, pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

Segundo o MS, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

Confira abaixo a situação de cada município alagoano

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.