Dólar hoje 5,462
18° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Trend
Postada em 14/10/2022 09:05 | Por Reprodução

Como é a relação do metaverso com o mercado cripto?

Veja como essa realidade virtual pode impactar o setor de criptomoedas
Como é a relação do metaverso com o mercado cripto? - Foto: Reprodução

Um dos termos que ganhou destaque recentemente no mundo digital é “Metaverso”, que faz alusão ao movimento feito por Mark Zuckerberg, dono do Facebook, que anunciou recentemente a mudança do nome da companhia para “Meta”.

Afinal, mas qual a razão do nome Metaverso? A proposta do executivo é consolidar a implementação de realidades digitais onde as pessoas brincam, socializam e trabalham.

Qual a estratégia de Zuckerberg com a mudança?

O fato é que, embora o Facebook tenha um bom número de usuários, a plataforma perdeu força com o surgimento de outros aplicativos como YouTube, TikTok e Snapchat.

Paralelamente, o Instagram continua popular entre os adolescentes, mas o Facebook não acompanha o mesmo fluxo. Além disso, regras de mercado poderão inviabilizar que Zuckerberg adquira outros clientes.

Qual a relação do Metaverso com as criptomoedas?

Para entendermos essa conexão, é necessário abordar o conceito de um dos atributos mais importantes do mercado de moedas digitais, o Blockchain. O Blockchain é uma tecnologia que registra permanentemente as transações financeiras em um banco de dados público conhecido como ledger.

O Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida e, toda vez que há alguma transação envolvendo essa moeda, ela é registrada no blockchain do Bitcoin. Esse registro ganha vida por meio de vários computadores descentralizados que conseguem fazer a mineração das criptomoedas, potencializando a comercialização entre os players do setor.

Entre as vantagens desse processo está o fato de que tudo ocorre de maneira descentralizada, não dependendo de órgãos regulamentadores como o Banco Central, que podem contar com a assessoria de corretoras de criptomoedas.

Onde o Metaverso entra nisso? As blockchains podem delimitar propriedade sobre objetos digitais, como uma obra de arte ou música. Esses itens adquiridos são denominados tokens não fungíveis (NFTs).

A partir daí, quando você decidir vender uma obra de arte ou música, toda a transação de transferência de recursos é feita automaticamente entre as partes envolvidas, similar a uma plataforma Metaverso.

É importante ressaltar que o Metaverso não é algo restrito ao Facebook, mas sim a outros grupos de diferentes segmentos. Esse processo abre possibilidade para que novos players possam transferir bens e valores entre si.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram