Dólar hoje 5,730
35° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Jacson Tigre

Sobre o autor

Escritor, Jornalista, Locutor Publicitário, Apresentador e Radialista Brasileiro DRT: 1096 Rádio e TV. Atualmente trabalha na Pajuçara FM Arapiraca.
Postada em 27/02/2019 19:02 | Atualizada em 07/04/2025 14:41

A Princesa e o Tempo: A Transformação de Palmeira dos Índios

Uma cidade histórica por trás das fachadas
A Princesa e o Tempo - Foto: Jacson Tigre e Alice Araújo

Palmeira dos Índios, uma das mais belas cidades do interior de Alagoas, carrega um grande valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental. No entanto, ao longo dos anos, as mudanças na cidade foram significativas, e pouco resta daquilo que um dia foi exemplo a ser seguido no estado. Em nossa publicação especial, intitulada “A Princesa e o Tempo”, mostramos o antes e depois de Palmeira, buscando aproximar-se o máximo possível das fotos originais.

Com 245 anos de história, desde sua fundação em 27 de julho de 1773, como vila, Palmeira dos Índios experimentou um desenvolvimento marcante. Estação ferroviária, cinema, igrejas, praças e o Hospital Regional Santa Rita são apenas alguns dos marcos históricos que moldaram a cidade. No entanto, muito do que era considerado um patrimônio imensurável foi perdido ao longo do tempo, afetado pela falta de investimentos na preservação e pela ausência de vontade política.

A cidade, que poderia ter sido tombada como patrimônio histórico, agora vê suas riquezas sendo substituídas por novos empreendimentos comerciais, como mercados, padarias, bancos e sedes de órgãos públicos. A antiga Palmeira dos Índios, com suas fachadas históricas e detalhes arquitetônicos, parece se perder no esquecimento, com pouco ou quase nada sendo feito para preservar suas memórias.

Hoje, é possível encontrar resquícios de sua rica história, mas estes estão escondidos, tímidos e retraídos, sem o devido reconhecimento e valorização. A história de Palmeira dos Índios ainda vive, mas suas relíquias parecem desaparecer à medida que o tempo avança.

Confira nas imagens a transformação dessa cidade que, embora tenha sido palco de grande importância no passado, hoje luta para manter viva a memória do que um dia foi.

Fotojornalismo: A Princesa e o Tempo
Produção: Jacson Tigre
Colaboração: Alice Araújo
Fotos: Originais (Pesquisa Internet)
Texto: Jacson Tigre

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
2 Comentários
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.

Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram