Dólar hoje 5,242
24° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Agricultura
Postada em 16/04/2015 14:34 | Atualizada em 16/04/2015 14:40 | Por Todo Segundo

Criadores devem ficar atentos ao calendário de vacinação do rebanho

Criador deve imunizar as bezerras com idade de três a oito meses; doença pode ser transmitida ao ser humano
Criadores devem ficar atentos ao calendário de vacinação do rebanho - Foto: Divulgação
Por Dorgival Junior

Criadores alagoanos devem ficar atentos ao calendário de vacinação do rebanho bovino. Além da campanha de aftosa, realizada nos meses de maio e novembro, o Governo de Alagoas reforçará a obrigatoriedade da vacinação contra a brucelose.

Em função disso, o Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o trânsito de animais, só poderá ser liberado pelo órgão de defesa após a comprovação de que o animal foi devidamente imunizado contra as duas doenças.

Essa é uma ação da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura. 

“O criador que não vacinar não poderá transitar com os animais. É necessário que ele cumpra o que determina a legislação”, afirmou o presidente da Adeal, Marcelo Lima, lembrando que somente uma única dose protege o animal por toda a vida.

A vacinação é obrigatória para todas as bezerras com idade de três a oito meses. Os animais devem ser marcados, no lado esquerdo do rosto, com um “V”, seguido do número final do ano da vacinação. Exemplo: V5.

De acordo com a Adeal, a vacina só pode ser comprada mediante apresentação de receita emitida por um médico veterinário cadastrado no Serviço Estadual de Defesa Agropecuária. Após a vacinação, o criador deve levar uma via do atestado de vacinação à unidade local da Adeal  fornecido pelo veterinário e a nota fiscal de compra da vacina para efetuar a declaração.

A doença
A brucelose é uma doença grave que não tem cura. É causada por uma bactéria chamada brucela abortus, que ataca bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos e pode ser transmitida ao homem. A única maneira de evitar a doença é por meio da vacinação.

Os sintomas da brucelose bovina são retenção de placenta, aborto, geralmente entre o sétimo e o nono mês de gestação, artrite e orquite.

A vacina contra a brucelose é viva, representando risco à saúde de quem manuseia. Por este motivo, ela só deve ser aplicada por um veterinário ou por vacinador treinado.

Agência Alagoas
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram