Dólar hoje 5,799
24° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Alagoas
Postada em 01/07/2022 20:56 | Atualizada em 01/07/2022 21:20 | Por Todo Segundo

Após lei federal, Paulo Dantas recua e anuncia redução do ICMS dos combustíveis

Governador de Alagoas, havia ingressado uma ação no STF contra a lei que limita a tarifa do ICMS de combustíveis, energia e transporte
Tributo passa a ser de 17% sobre todos os itens. Antes, as alíquotas eram de até 29% - Foto: Divulgação

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), anunciou no início da noite desta sexta-feira (01), que assinou o decreto que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da gasolina, da energia elétrica e dos serviços de telefonia e internet no estado.

Paulo Dantas fez o anuncio por meio de suas redes sociais. A adequação é resultado da Lei Complementar 194, que passou a classificar esses produtos como essenciais e indispensáveis, fazendo com que os estados não tenham índices superiores à alíquota geral do imposto. Assim, o tributo em Alagoas passa a ser de 17% sobre todos os itens. Antes, as alíquotas eram de até 29%.

Nesta guerra do preço dos combustíveis, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), havia ingressado no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei que limita a tarifa do ICMS. Além de Paulo Dantas, os governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul, assinaram a ação.

A lei recém-aprovada pelo Congresso, prevê um ICMS único para todos os estados, com um teto de aproximadamente 17%. A lei define combustíveis, telecomunicações, energia elétrica e transporte coletivo como bens essenciais e limita a cobrança do ICMS pelos estados.

A lei foi aprovada pelo Congresso neste ano e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), em uma tentativa de reduzir o custo dos combustíveis no país.

Também em suas redes sociais, o senador Fernando Collor e pré-candidato ao governo de Alagoas, disse que Paulos Dantas foi pressionado e decidiu reduzir o ICMS dos combustíveis.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram