Dólar hoje 5,392
23° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 11/09/2025 15:02 | Atualizada em 11/09/2025 15:05 | Por Graça Carvalho (Ascom Serfi)

Governo comemora “gol de placa” na missão do artesanato alagoano em Paris

Ídolo da seleção brasileira, do São Paulo e do Paris Saint-Germain, Raí se rende à arte alagoana
Ídolo da seleção brasileira, do São Paulo e do Paris Saint-Germain, Raí se rende à arte alagoana - Foto: Serfi

Craque dentro e fora de campo, o ex-jogador Raí, estrela da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 1994 e ídolo do São Paulo e do Paris Saint-Germain (PSG, se autodeclarou “embaixador” da Mestra Sil, de Capela, em Paris, ao receber a obra “Jaqueira com meninos soltando pipa”,durante a missão do Programa Alagoas Feita à Mão, na Paris Design Week.

Em vídeo, que fez questão de gravar, Raí falou do encontro com os secretários de Estado Paula Dantas (Seplag) e Júlio Cezar (Serfi), que representaram o governo alagoano na missão do artesanato alagoano em Paris.

‘Olá, quem está falando aqui é Raí. Tive o prazer de encontrar com representantes de Alagoas, estado que eu adoro, e agradecer esse presente maravilhoso, a obra da Sil da Capela”, inicia Raí, atualmente, ativista e pesquisador de políticas públicas, dedicado à organização social “Gol de Letra”, criada por ele para educar crianças e jovens por meio do esporte.

A obra que encantou Raí foi a ““Jaqueira com meninos soltando pipa”, uma das 120 peças selecionadas pelo Programa Alagoas Feito à Mão, para os eventos na capital francesa, a mesma que encantou o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva, na abertura da exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, que se encerra no próximo dia 13.

“Nada melhor, num momento como esse, para divulgar o nosso país, divulgar nossos artistas, a nossa cultura tão rica e diversa. Fico muito satisfeito de também ser um dos representantes do Brasil, aqui na França, e poder unir forças. Encontrei o secretário Júlio César, (Serfi) a secretária Paula Dantas (Seplag) e toda a equipe do estado de Alagoas. Eu agradeço e juntamos forças para divulgar, cada vez mais, a nossa arte, a nossa arquitetura, a nossa história e a importância do nosso país”, ressalta Raí, o ex-futebolista brasileiro e cidadão francês.

No encerramento do vídeo, Raí falou da importância do reconhecimento para quem vive e sobrevive da arte. “Os nossos grandes artistas, que muitas vezes ainda não tiveram oportunidade de ser conhecidos. Então, obrigado pelo presente. Está aqui mais um embaixador da Sil da Capela, aqui em Paris”, finaliza Raí, que concluiu um mestrado em políticas públicas e segue trabalhando em defesa da universalização do acesso a atividades culturais e esportivas.

Para o governador Paulo Dantas, o sucesso do artesanato alagoano em Paris , por meio das obras dos 23 artesãos selecionadas pelo Programa Alagoas Feito à Mão, é um exemplo de como é importante o investimento na promoção da cultura, especialmente no artesanato, ecnomia criativa que leva a identidade do estado e do Brasil para o mundo. “A missão alagoana Paris foi um verdadeiro gol de placa, aquele reconhecido por sua rara beleza e habilidade”, comemora o governador de Alagoas.

Semana passada, quando recebeu as autoridades alagoanas na abertura da exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva,destacou que a presença de Alagoas em Paris, justamente no aniversário de 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a França, é importante e simbólica para o relacionamento bilateral. “A Embaixada ajuda e poderá fazer mais,para aprofundar esses laços entre Alagoas e a França, por meio dos nossos diferentes setores, que trabalham com a área cultural, com a área comercial, com a área de investimentos”, reforçou o embaixador.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram