Dólar hoje 6,017
21° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
coronavírus
Postada em 15/04/2020 12:21 | Atualizada em 15/04/2020 12:24 | Por Davi Salsa / Assessoria

HE do Agreste adota visitas virtuais e emociona familiares e pacientes

A medida faz parte do protocolo de segurança e prevenção do novo Coronavírus (Covid-19)
Hospital de Emergência Daniel Houly - Foto: Davi Salsa / Assessoria

As visitas aos pacientes internados no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, estão suspensas desde o último dia 20 de março. A medida faz parte do protocolo de segurança e prevenção do novo Coronavírus (Covid-19).

A direção do hospital está garantindo apenas o direito a um acompanhante para os pacientes idosos acima de 60 anos, menores de 18 anos e pessoas com dificuldade de locomoção, conforme preconiza a lei.

Para amenizar a ansiedade das pessoas, nesse período de pandemia de Covid-19, a gerência-geral do HE do Agreste resolveu criar uma nova estratégia: a visita virtual para os pacientes que estejam lúcidos e em processo de recuperação de diferentes tipos de traumas.

A chamada ocorre por meio de telefones e tablets, com o acompanhamento dos profissionais de saúde do hospital, incluindo enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos.

Antes do contato inicial, o profissional de saúde que acompanha do paciente relata o estado de saúde para o familiar e, em seguida, inicia o processo de comunicação no leito do hospital.

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), enfermeira Andréa de Lima, revela que a iniciativa tem provocado momentos de muita emoção entre  familiares e pacientes.

“A dor que é minimizada pelo conforto dos entes, em tempos de isolamento social, tem esse propósito que, no momento, está sendo incentivado e apoiado para humanizar ainda mais as relações nesse processo de hospitalização”, explica.

No maior hospital público do interior de Alagoas, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a psicóloga Mônica Leal diz que as ‘visitas virtuais’ ajudam a reduzir a ansiedade do paciente.

“Esses encontros aproximam o paciente da família e também ajudam as equipes de saúde. Após o momento do contato pelo telefone, o paciente se sente melhor, mais alegre e mais otimista. Nesse processo, a recuperação dele, com certeza, será bem mais rápida”, acrescenta Mônica Leal.
 
Além das visitas virtuais, diante dessa nova realidade da Covid-19, o Hospital de Emergência do Agreste também oferta o serviço de atendimento aos familiares e acompanhantes de pacientes, com a disponibilização de duas linhas diretas para informações, pelos telefones (82) 3539-8634 e (82) 98833-4128.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram