Por Mary Wanderley e Mônica Lima
A demora na marcação de consultas, a dificuldade de acesso aos postos de saúde, o valor baixo pago pelos planos aos médicos - levando-os ao atendimento somente particular - têm resultado na sobrecarga das Urgências e Emergências de hospitais públicos, privados e filantrópicos de Maceió.
No Hospital Unimed a situação não é diferente. O hospital atende por mês em média a 14.347 clientes, sendo a especialidade de Clínica Médica responsável por 6.256 consultas (44% do total).
No Hospital Geral do Estado (HGE), de janeiro a agosto deste ano, foram atendidas 62.602 pessoas apresentando casos clínicos. A maioria com problemas que poderiam ser solucionados nos postos de saúde.
O diretor-médico da Santa Casa de Misericórdia, pneumologista e cirurgião de tórax, Artur Gomes Neto, afirma que dos nove mil casos atendidos por mês na instituição hospitalar do Centro e do Farol (Pediátrica), 65% são casos clínicos que poderiam ser atendidos nos consultórios, unidades de saúde ou Ambulatórios 24 Horas.
“Os médicos estão deixando as consultas pelos planos de saúde que pagam R$ 50 por paciente, porque o valor não cobre as despesas que eles têm com o consultório, que giram em torno de R$ 3 mil por mês”, destaca o diretor-médico.
De acordo com Artur Gomes, a situação somente pode mudar no âmbito do atendimento privado, quando os planos pagarem melhor ao profissional médico e se mostrarem mais atrativos para a categoria, já que o movimento de deixá-los é nacional.
“Os médicos estão abandonando todos os planos de saúde e atendendo somente paciente particular”, adverte Gomes, mostrando que o efeito dominó de perda para o usuário é também extensivo ao que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).
Gomes diz que no SUS o problema está mais na falta de assistência básica, que deveria ser prestada pelos postos de saúde dos municípios.
Como o usuário tem dificuldade de acesso, explica ele, a doença se agrava e, evoluindo o quadro, torna-se um paciente não mais de atendimento ambulatorial, mas de urgência. “Os pacientes com diabetes e hipertensão, por exemplo, que não tiverem um acompanhamento ambulatorial adequado, evoluem para insuficiência renal, infarto do miocárdio, lesão cerebral e até amputações”, afirmou.
Artur Gomes esclarece que somente o HGE está preparado em termos de equipamentos e tem equipe médica especializada de plantão para os atendimentos de todos os tipos de traumas, a exemplo dos provocados por acidentes de veículo, motos e agressões graves. “Nesses casos, o mais indicado, mesmo para os pacientes que têm plano de saúde, é buscar o primeiro atendimento no HGE e, depois de estabilizados, serem transferidos para a unidade especializada ou hospital que têm o plano de saúde”.
Facilidade de atendimento
De acordo com Raquel dos Anjos Guimarães, médica infectologista e gerente de Risco do Hospital Unimed, a facilidade de atendimento sem a necessidade de marcar consulta - e ainda o beneficio de ser medicado e ter exames realizados no ato, leva o cliente de convênios, operadoras de saúde e beneficiários do sistema público a ocupar as salas de emergências, espaços, segundo ela, destinados aos pacientes mais graves.
Para reverter o quadro, a especialista aposta na criação de novos módulos de pronto atendimento; ampliação do quadro das especialidades médicas em ambulatórios; programas de atendimento a distancia, com equipes médicas orientando a resolução de queixas mais triviais e quebras de paradigmas com mudanças no fluxo de atendimento da triagem sendo realizado por médicos, entre outros.
Apesar de ser uma referência nos casos de urgência e emergência, o HGE continua sendo a porta de entrada para pacientes que não se enquadram nesse tipo de atendimento. Uma prova é que os casos clínicos continuam na liderança dos atendimentos realizados diariamente no hospital, segundo informações da direção.
A maioria da demanda poderia ser solucionada nos postos de saúde. Um exemplo é Andréia de Lima, que estava com dores abdominais há dois dias. Depois de ser atendida em uma unidade de saúde próxima a sua casa, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió, e de não ter seu problema resolvido, ela procurou o HGE.
O mesmo ocorreu com Jaqueline Michele Barros, de 36 anos. A dona de casa estava com falta de ar e, antes de procurar um posto próximo à sua residência, decidiu se dirigir ao HGE, porque receberia atendimento mais rápido.
Há casos de pessoas que dão entrada na urgência, em função de não ter acompanhamento, passando a ser portadores de pés diabéticos, infartos e acidentes vasculares.
Estatísticas
A diretora do HGE, Verônica Omena, ressalta que os casos clínicos lideram o número dos atendimentos na unidade, com uma média de mais de 400 por dia. Ela destaca que esse número é consequência de doenças como diabetes, hipertensão, infecções e dores em geral.
Verônica alerta que as pessoas devem manter hábitos saudáveis e procurar os postos de saúde com regularidade para assegurar a qualidade de vida.
“Os portadores de hipertensão, diabetes e outras doenças devem procurar atendimento médico frequentemente, porque essas doenças quando diagnosticadas e tratadas precocemente podem evitar complicações futuras”, salientou a diretora.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Mentalmente, você provavelmente se sairá muito bem hoje, Áries. Você descobrirá que pode enfrentar praticamente qualquer desafio cerebral que surgir. O aspecto mais difícil do dia será lidar com suas emoções. Muito provavelmente, você sentirá um grande desejo de atenção. Você só quer ser amado. Suba no palco e diga o que está em seu coração. Este não é um bom momento para abrigar seus sentimentos. Previsão para 28/11/2024
Seu coração está no lugar certo hoje, Touro, então fique à vontade para compartilhar seu bom humor com outras pessoas. Mantenha as coisas simples e diretas. Tente não complicar as coisas com distorções desnecessárias. Simplifique seus pensamentos e ações. Você descobrirá que pode ser muito mais eficiente ao eliminar os aspectos que não são pertinentes ou absolutamente necessários. Siga seu coração. Previsão para 28/11/2024
Você pode achar difícil começar hoje, Gêmeos. É provável que você esteja preso em um impasse entre sua mente e seu coração. Tenha cuidado ao deixar essa tensão aumentar. O mais importante para você hoje é relaxar. Enfrente as coisas um passo de cada vez e termine um projeto antes de iniciar outro. Você pode ficar sobrecarregado se tiver muitas coisas para fazer ao mesmo tempo. Previsão para 28/11/2024
Você pode ser estimulado a agir por forças fortes que não querem que você faça uma pausa, Câncer. Tenha em mente que quanto mais você resistir, mais será empurrado e puxado por fontes externas. Se você se encontrar em uma situação difícil, respire fundo e se acalme. Aja a partir de um ponto de neutralidade em vez de um ponto de raiva ou defensiva. Previsão para 28/11/2024
Sinta-se à vontade para desabafar hoje, Leo. Finalmente é a sua vez de se levantar e dizer o que sente. Não deixe que outros o empurrem para lugares onde você não quer estar. A chave é investigar profundamente com sua mente penetrante e compartilhar seus insights incríveis com outras pessoas. Não se surpreenda se suas ações causarem alguma tensão. Não deixe que isso o impeça de fazer o que você acha que é certo. Previsão para 28/11/2024
Emocionalmente falando, você provavelmente está muito bem hoje, Virgem. Você tem autoconfiança extra para enfrentar seus projetos. O único aspecto difícil do dia provavelmente tem a ver com algum tipo de desafio mental que, por algum motivo, simplesmente não faz sentido. Não continue a bater em um cavalo morto. Se as coisas não querem mudar, deixe-as paradas. Enfrente-os mais tarde. Previsão para 28/11/2024
Você pode estar em apuros hoje, Libra, quando uma pessoa ou situação não funciona bem com o que você está pensando e outra não se encaixa bem com o que você está sentindo. Está ocorrendo um conflito que pode ser difícil de conciliar, especialmente se você permanecer teimosamente em sua posição. Quanto mais flexível você for, melhor será. Previsão para 28/11/2024
Hoje é um bom dia para você seguir em frente, Escorpião. Normalmente você é muito melhor em acompanhar ou simplesmente seguir o fluxo da situação. Essa maneira de fazer as coisas provou ser bastante eficaz para você no passado. Na verdade, isso levou você longe. O que você tem agora é uma situação diferente. As coisas que você começou não lhe servirão de nada até que você as conclua. Previsão para 28/11/2024
Tenha simpatia por quem precisa desabafar hoje, Sagitário. Não se surpreenda se as pessoas fizerem fila do lado de fora da sua porta para ter a chance de dobrar seus ouvidos por uma ou duas horas. Sua mente é afiada. Você será capaz de ver a essência de qualquer problema apresentado a você. Muito provavelmente, você entenderá as coisas intuitivamente. As pessoas farão bem em seguir seu conselho sobre qualquer assunto que tenham. Previsão para 28/11/2024
Você provavelmente vai querer que todos saibam como você se sente hoje, Capricórnio. Você não terá vergonha de expressar suas emoções. Sinta-se à vontade para assumir a liderança nos assuntos, pois você tem autoconfiança e estabilidade emocional para se sair bem no comando do navio. No entanto, tente não deixar sua mente tropeçar. Você tem a tendência de pensar tanto sobre um assunto que perde completamente a perspectiva. Previsão para 28/11/2024
Coloque o pé no chão hoje, Aquário. Não deixe que os outros o pressionem. Pode ser que você esteja acostumado a deixar as pessoas fazerem o que querem para manter a paz. O problema com isso é que seus sonhos e objetivos podem se perder na confusão. Não perca de vista o seu verdadeiro destino. Há muito mais na vida do que você pode ver na superfície. Vá mais fundo. Previsão para 28/11/2024
Pelo amor de Deus, decida hoje, Peixes. Quanto mais você se debate sobre o caminho a seguir, maior a probabilidade de perder completamente o barco. Você tem todos os fatos de que precisa, então não demore mais. Depois de se decidir, seja forte e coloque todo o seu peso nisso. Sua mente pode ser como um computador arquivando informações, desde que você permaneça alerta. Previsão para 28/11/2024