Dólar hoje 6,017
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Brasil
Postada em 02/10/2014 18:51 | Por Todo Segundo

IMA interdita abatedouro clandestino que funcionava em Maceió

Operação aconteceu nesta quinta-feira em parceria com Batalhão de Polícia Ambiental e Adeal
IMA interdita abatedouro clandestino que funcionava em Maceió - Foto: Ascom IMA

Da Ascom IMA

Uma equipe da Diretoria de Monitoramento e Fiscalização (Dimfi) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) interditou na manhã desta quinta-feira (2) um espaço destinado ao abate clandestino de suínos e caprinos, no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió. A operação aconteceu em conjunto com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

O local funcionava próximo ao Matadouro de Prestação de Serviços de Alagoas (Mapresal), que foi interditado na última sexta-feira (26). Desde a interdição a região tem sido monitorada. A investigação deve apontar se o lugar interditado pertence à Mapresal.

Segundo testemunhas, as carnes dos animais abatidos eram encaminhadas para mercados públicos de Maceió e açougues de pequeno porte localizado no bairro do Jacintinho e no conjunto Graciliano Ramos.

O proprietário do abatedouro clandestino foi contatado pelo IMA por telefone e não compareceu. Ele será autuado e multado por funcionamento irregular sem a licença ambiental e por descartes de resíduos e efluentes in natura num córrego que passa nas proximidades da área. Além disso, foram detectadas condições inapropriadas de trabalho. O material apreendido será incinerado no galpão da Mafrips, em Rio Largo.

Os dois donos dos carneiros e porcos encontrados no local receberam um termo de advertência por entrega de carne em ambiente de abate irregular. A reincidência acarretará em multa. Eles e mais dois funcionários do abatedouro foram encaminhados à delegacia de polícia do Benedito Bentes para prestar esclarecimentos.

Em agosto de 2013, o IMA notificou o Mapresal por funcionamento irregular. Após denúncias, o Instituto voltou ao local na última semana e constatou que o mesmo havia voltado a operar de modo irregular.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram