Três meses após o assassinato de Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, do Quilombo de Pitanga dos Palmares, na Bahia, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a Terra de Direitos divulgaram, nesta sexta-feira (17), um estudo que mostra o crescimento da violência em comunidades tradicionais. Segundo a nova edição da pesquisa Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil, a média anual de assassinatos praticamente dobrou nos últimos cinco anos, se comparado ao período de 2008 a 2017.
A morte de Mãe Bernadete, em agosto, não está contabilizada no estudo. Em 2023, há um levantamento preliminar de sete mortes. A pesquisa mostra que, entre 2018 e 2022, houve 32 assassinatos em 11 estados. Ainda de acordo com o estudo, as principais causas desses ataques foram conflitos fundiários e violência de gênero.
Ao menos 13 quilombolas foram mortos no contexto de luta e defesa do território. As entidades pretendem entregar o estudo a autoridades do Executivo federal e estaduais e secretarias de Justiça dos estados, além do Poderes Legislativo e Judiciário a partir desta sexta-feira.
Na primeira edição da pesquisa (2008 a 2017), havia um mapeamento de 38 assassinatos ocorridos no período de dez anos (2008-2017). A média anual de assassinatos, que era de 3,8, passou a ser de 6,4 ao ano. Em 15 anos, 70 quilombolas foram assassinados.
Racismo
Segundo uma das pesquisadoras, a socióloga Givânia Maria da Silva, coordenadora do coletivo nacional de educação da Conaq, o levantamento foi feito em campo nas próprias comunidades. Ela identifica que os números vão além do que é noticiado pelos meios de comunicação e espelham uma estrutura racista da sociedade brasileira.
A questão da terra no Brasil é fundamental na discussão, assinalam as entidades pesquisadoras. “Ao falar da política de terra, a gente vê o quanto essa questão é atravessada pelo racismo. No Brasil, a impressão que eu tenho é que falar de terra, tendo pessoas negras como proprietárias, parece que ainda é mais grave”, acentua.
O coordenador da Terra de Direitos, Darci Frigo, sublinha que demonstrações de racismo estrutural e institucional formam o pano de fundo da violência. Ele acrescenta que a morosidade do processo de regularização fundiária proporciona que a violência se amplie. Por isso, é necessário, explica, que a gestão pública atue tanto no combate à violência como nas ações de garantia de direitos. “Não ter política pública gera mais violência”, opina.
Os estados do Maranhão (9), Bahia (4), Pernambuco (4) e Pará (4) têm os maiores números de casos. “Se a gente fosse atualizar, a Bahia estaria em primeiro lugar. A Mãe Bernadette morreu da mesma forma que o filho dela. O filho morreu reivindicando o território e ela buscando justiça pela morte do filho. É mais um direito silenciado a partir do assassinato”, afirmou.
Comunidades como alvos
O filho de Mãe Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, de 43 anos, também entende que a falta da titulação da terra propiciou o assassinato da mãe dele. “As terras quilombolas são fontes de energia e também são alvos da grilagem e do tráfico”, disse o gestor cultural, que também é liderança do Pitanga dos Palmares. “Minha mãe era uma representante mundial da causa e que sempre lutou pelo empoderamento feminino”, acrescenta.
A socióloga Givânia Silva entende que a pesquisa pode trazer mais visibilidade às necessidades dos governos federal e estaduais de darem mais atenção à problemática, uma vez que houve perda de orçamento para segurança pública desde 2016.
As entidades realizadoras do estudo explicam que, além de assassinatos, o estudo traz um levantamento de violações de direitos sofridos por comunidades quilombolas em que houve identificação de morte causada por crimes.
Segundo a pesquisa, em 10 das 26 comunidades em que foram registrados assassinatos não há processos abertos no Instituto Nacional de Reforma e Colonização Agrária (Incra), autarquia responsável pela regularização fundiária dos territórios quilombolas. Nessa situação, sete assassinatos (70%) foram motivados por conflitos fundiários.
Entre os 11 quilombos que estão totalmente ou parcialmente titulados, os conflitos fundiários representaram 27% dos assassinatos. O estudo chama atenção para 1.805 processos abertos no Incra para regularização fundiária de territórios quilombolas, segundo a Fundação Palmares
Proteção dos defensores
As entidades recomendam que o Estado e municípios elaborem planos de titulação dos territórios quilombolas, com metas concretas anuais, orçamento adequado e estrutura administrativa para a titulação dos territórios quilombolas. O levantamento reitera a necessidade de proteção a defensores e defensoras de direitos humanos.
Nessa linha, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania reinstalou a Comissão Nacional do Enfrentamento à Violência no Campo. O grupo, em reunião nesta semana, reiterou a necessidade de consolidação da proteção coletiva de povos indígenas e quilombolas.
A comissão pretende definir protocolo de investigação de crimes praticados “contra defensores de direitos humanos e a morosidade das ações voltadas à reforma agrária e demarcação de territórios tradicionais que acaba por escalar tensões e conflitos”.
Os membros do grupo devem ter encontros mensais para elaborar uma proposta de anteprojeto de lei sobre a Política Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, aos Comunicadores e aos Ambientalistas. O prazo para conclusão do trabalho é de seis meses.
A página do Incra (autarquia responsável pela titulação dos territórios quilombolas) aponta que a política de regularização fundiária de terras quilombolas é “de suma importância para a dignidade e garantia da continuidade desses grupos étnicos”. O endereço disponibiliza documentos como o acompanhamento de processos de regularização quilombola e a relação de processos de regularização de territórios quilombolas abertos.
Dor e luto
Filho da Mãe Bernadete, Jurandir Pacífico, mesmo em dias de dor e luto, busca honrar a memória de luta da mãe. No ano que vem, pretende inaugurar um instituto que leva o nome dela com o objetivo de manter todo o legado cultural e social da mãe. Além disso, quer ajudar comunidades com documentação.
“O instituto terá a responsabilidade de desenvolver e executar o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação, que é fundamental para registro e titulação das terras quilombolas”, frisou. É assim também que ele quer fazer valer, na prática, o que repete diariamente em sua comunidade: “Mãe Bernadete, presente”.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Pode ser necessário gastar muito tempo no carro hoje, Áries. Você pode atingir o tráfego e perder algumas das pessoas que precisa ver. Irritações podem rapidamente se voltar para a raiva se você não for cuidadoso. Estacione seu carro e caminhe até alguns dos lugares. Isso o tirará da queda dos carros e resolverá sua frustração ao mesmo tempo. Previsão para 24/08/2025
A papelada envolvendo dinheiro pode precisar fazer hoje, Taurus, e isso pode afastar você do que mais ama - trabalhando em seus próprios projetos e passar um tempo com um parceiro de amor. Não fique muito louco por isso ou você pode cometer erros. Corrigir esses erros consumiria mais tempo. Cuide disso metodicamente e rapidamente e você poderá voltar à sua vida. Previsão para 24/08/2025
Um visitante infeliz, provavelmente uma mulher, poderia vir para sua casa hoje, Gêmeos. Essa pessoa tem muita raiva agora e provavelmente não fará muito conversador. Se você não pode dar suas desculpas, coloque algumas músicas ou talvez um filme engraçado. Você pode se surpreender com os resultados! Alguns acordes calmantes ou algumas risadas podem fazer maravilhas. Seja inteligente! Previsão para 24/08/2025
Você espera uma carta importante, câncer? Nesse caso, pode não chegar por um tempo. Se não aparecer hoje, ligue para a pessoa que o enviou e peça uma duplicata porque o original pode ser perdido pelo correio. Melhor ter duas cópias do que esperar uma que nunca virá. Previsão para 24/08/2025
As preocupações com o dinheiro podem ter seus nervos no limite, Leo. É melhor se concentrar em fazer o que você deve fazer para resolver suas dificuldades do que perder tempo se preocupando com elas. Seu chefe de negócios está operando em alto nível hoje. Se você permanecer focado, poderá realizar maravilhas. Formule um plano de ação e coloque -o para funcionar. Previsão para 24/08/2025
Muita papelada tediosa provavelmente está esperando por você, e você deve fazê -lo o mais rápido possível. Você pode se distrair e irritado com todos brincando. Não se preocupe com todos os outros. Concentre -se em seu próprio trabalho. Você só causará maior irritação ficando chateada com todos. Você terminará com suas tarefas quando eles estão apenas começando a deles! Previsão para 24/08/2025
Alguns fatos que você pode precisar para determinados projetos podem ser ilusórios hoje, Libra. Não importa o site ou periódico que você consulte, você provavelmente encontrará algumas coisas interessantes, mas não exatamente o que está procurando. Se a tarefa não for urgente, pode ser uma boa ideia adiar um pouco. Caso contrário, você gastará muito tempo procurando o impossível. Previsão para 24/08/2025
Você deve prestar atenção aos seus sonhos, Escorpião, mas hoje à noite seu subconsciente pode enviar algumas informações ilegais que significa quase nada. Se a mensagem for óbvia, preste atenção a ela, mas se você precisar executar muitas ginásticas mentais para discernir o que os símbolos significam, eles podem significar nada. Às vezes, um sonho é apenas um sonho. Previsão para 24/08/2025
Hoje, uma falta de comunicação com um parceiro de negócios ou romântico pode causar penas de babados hoje, Sagitário. Você pode desviar isso explicando os fatos claramente sempre que fornecer informações. Certifique -se de que seu parceiro entenda o que você está dizendo antes de ir e agir sobre isso! Por sua parte, não tenha vergonha de perguntar o que alguém significa. Lembre -se, é melhor fazer uma pergunta estúpida do que cometer um erro idiota! Previsão para 24/08/2025
Você trabalha com muitos documentos, Capricórnio? Nesse caso, você pode descobrir hoje que alguns dos papéis que você precisa estão faltando. Eles podem parecer ter desaparecido em um buraco negro. Olhe em todos os lugares, é claro, mas é provável que alguém os tenha e não esteja ciente disso. Não seja tímido para perguntar às pessoas sobre os papéis. Você pode economizar muito esforço desnecessário dessa maneira. Previsão para 24/08/2025
Uma comunicação perdida - ou falta de comunicação - com um parceiro romântico pode encontrar você esperando no lugar errado, Aquário. Se você planeja se reunir com alguém especial hoje à noite, obtenha os detalhes completos da localização, incluindo o endereço exato, a Cross Street e as instruções de direção. Anote! E não se esqueça de observar o tempo. Previsão para 24/08/2025
Hoje você pode descobrir que deixou algo em casa, talvez um livro ou carta necessária. Não há como contornar isso, Peixes, você terá que voltar. Isso pode fazer você tarde. Fique calmo! Esta é uma irritação temporária que passará. Ficando louco por isso só o estressará. No almoço, trate -se de um copo de vinho ou uma xícara suave de chá. Previsão para 24/08/2025