Três meses após o assassinato de Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, do Quilombo de Pitanga dos Palmares, na Bahia, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a Terra de Direitos divulgaram, nesta sexta-feira (17), um estudo que mostra o crescimento da violência em comunidades tradicionais. Segundo a nova edição da pesquisa Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil, a média anual de assassinatos praticamente dobrou nos últimos cinco anos, se comparado ao período de 2008 a 2017.
A morte de Mãe Bernadete, em agosto, não está contabilizada no estudo. Em 2023, há um levantamento preliminar de sete mortes. A pesquisa mostra que, entre 2018 e 2022, houve 32 assassinatos em 11 estados. Ainda de acordo com o estudo, as principais causas desses ataques foram conflitos fundiários e violência de gênero.
Ao menos 13 quilombolas foram mortos no contexto de luta e defesa do território. As entidades pretendem entregar o estudo a autoridades do Executivo federal e estaduais e secretarias de Justiça dos estados, além do Poderes Legislativo e Judiciário a partir desta sexta-feira.
Na primeira edição da pesquisa (2008 a 2017), havia um mapeamento de 38 assassinatos ocorridos no período de dez anos (2008-2017). A média anual de assassinatos, que era de 3,8, passou a ser de 6,4 ao ano. Em 15 anos, 70 quilombolas foram assassinados.
Racismo
Segundo uma das pesquisadoras, a socióloga Givânia Maria da Silva, coordenadora do coletivo nacional de educação da Conaq, o levantamento foi feito em campo nas próprias comunidades. Ela identifica que os números vão além do que é noticiado pelos meios de comunicação e espelham uma estrutura racista da sociedade brasileira.
A questão da terra no Brasil é fundamental na discussão, assinalam as entidades pesquisadoras. “Ao falar da política de terra, a gente vê o quanto essa questão é atravessada pelo racismo. No Brasil, a impressão que eu tenho é que falar de terra, tendo pessoas negras como proprietárias, parece que ainda é mais grave”, acentua.
O coordenador da Terra de Direitos, Darci Frigo, sublinha que demonstrações de racismo estrutural e institucional formam o pano de fundo da violência. Ele acrescenta que a morosidade do processo de regularização fundiária proporciona que a violência se amplie. Por isso, é necessário, explica, que a gestão pública atue tanto no combate à violência como nas ações de garantia de direitos. “Não ter política pública gera mais violência”, opina.
Os estados do Maranhão (9), Bahia (4), Pernambuco (4) e Pará (4) têm os maiores números de casos. “Se a gente fosse atualizar, a Bahia estaria em primeiro lugar. A Mãe Bernadette morreu da mesma forma que o filho dela. O filho morreu reivindicando o território e ela buscando justiça pela morte do filho. É mais um direito silenciado a partir do assassinato”, afirmou.
Comunidades como alvos
O filho de Mãe Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, de 43 anos, também entende que a falta da titulação da terra propiciou o assassinato da mãe dele. “As terras quilombolas são fontes de energia e também são alvos da grilagem e do tráfico”, disse o gestor cultural, que também é liderança do Pitanga dos Palmares. “Minha mãe era uma representante mundial da causa e que sempre lutou pelo empoderamento feminino”, acrescenta.
A socióloga Givânia Silva entende que a pesquisa pode trazer mais visibilidade às necessidades dos governos federal e estaduais de darem mais atenção à problemática, uma vez que houve perda de orçamento para segurança pública desde 2016.
As entidades realizadoras do estudo explicam que, além de assassinatos, o estudo traz um levantamento de violações de direitos sofridos por comunidades quilombolas em que houve identificação de morte causada por crimes.
Segundo a pesquisa, em 10 das 26 comunidades em que foram registrados assassinatos não há processos abertos no Instituto Nacional de Reforma e Colonização Agrária (Incra), autarquia responsável pela regularização fundiária dos territórios quilombolas. Nessa situação, sete assassinatos (70%) foram motivados por conflitos fundiários.
Entre os 11 quilombos que estão totalmente ou parcialmente titulados, os conflitos fundiários representaram 27% dos assassinatos. O estudo chama atenção para 1.805 processos abertos no Incra para regularização fundiária de territórios quilombolas, segundo a Fundação Palmares
Proteção dos defensores
As entidades recomendam que o Estado e municípios elaborem planos de titulação dos territórios quilombolas, com metas concretas anuais, orçamento adequado e estrutura administrativa para a titulação dos territórios quilombolas. O levantamento reitera a necessidade de proteção a defensores e defensoras de direitos humanos.
Nessa linha, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania reinstalou a Comissão Nacional do Enfrentamento à Violência no Campo. O grupo, em reunião nesta semana, reiterou a necessidade de consolidação da proteção coletiva de povos indígenas e quilombolas.
A comissão pretende definir protocolo de investigação de crimes praticados “contra defensores de direitos humanos e a morosidade das ações voltadas à reforma agrária e demarcação de territórios tradicionais que acaba por escalar tensões e conflitos”.
Os membros do grupo devem ter encontros mensais para elaborar uma proposta de anteprojeto de lei sobre a Política Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, aos Comunicadores e aos Ambientalistas. O prazo para conclusão do trabalho é de seis meses.
A página do Incra (autarquia responsável pela titulação dos territórios quilombolas) aponta que a política de regularização fundiária de terras quilombolas é “de suma importância para a dignidade e garantia da continuidade desses grupos étnicos”. O endereço disponibiliza documentos como o acompanhamento de processos de regularização quilombola e a relação de processos de regularização de territórios quilombolas abertos.
Dor e luto
Filho da Mãe Bernadete, Jurandir Pacífico, mesmo em dias de dor e luto, busca honrar a memória de luta da mãe. No ano que vem, pretende inaugurar um instituto que leva o nome dela com o objetivo de manter todo o legado cultural e social da mãe. Além disso, quer ajudar comunidades com documentação.
“O instituto terá a responsabilidade de desenvolver e executar o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação, que é fundamental para registro e titulação das terras quilombolas”, frisou. É assim também que ele quer fazer valer, na prática, o que repete diariamente em sua comunidade: “Mãe Bernadete, presente”.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você tem um excelente dia pela frente, Áries. É provável que abra novos horizontes para você em um momento em que o futuro possa parecer sombrio. Se problemas antigos relacionados à sua família ressurgirem há algum tempo, eles podem ser resolvidos de uma maneira surpreendente hoje. De qualquer forma, esta é uma oportunidade ideal para buscar respostas de seus ancestrais. Previsão para 19/05/2025
Vários dias atrás, você pode ter experimentado um forte sentimento de conexão. As pessoas próximas a você abriram seus corações e expressaram suas esperanças para o futuro. Hoje, é provável que você sinta novas ambições, Taurus, que pode ter sido iniciado pela experiência anterior. Os aspectos do dia estão obrigados a inspirá -lo! Previsão para 19/05/2025
Existem algumas surpresas maravilhosas para você, Gêmeos. Eles poderiam vir na forma de uma nova oportunidade de carreira ou datas em potencial. Com os aspectos planetários atuais, você pode aproveitar as melhores maneiras de encontrar a realização pessoal e profissional. Não hesite em ser original. Essa qualidade superará todo o resto! Previsão para 19/05/2025
Você pode esperar um dia cheio de satisfação, câncer. Você pode ter causado uma forte impressão nas pessoas ao seu redor, enquanto aprendeu a moderar sua sincera. Amigos de apoio o cercam hoje. Todo mundo parece disposto a ouvir, e eles confiam em você implicitamente. Parece que você está encontrando um lugar para você! Previsão para 19/05/2025
Você definitivamente vai apreciar a harmonia hoje, Leo. Após o humor de confronto dos últimos dias, parece que você poderá descansar um pouco. Se você se sente um pouco cansado, é por um bom motivo. Hoje oferece uma boa oportunidade para se livrar dos encargos que as pessoas estão tentando fazer você carregar. Previsão para 19/05/2025
O dia chegará quando uma autoridade o aplaudir por seu trabalho ou pesquisa. Só então você entenderá que se deixou enganar pela sociedade. Por mais que você acredite no contrário, a sociedade não está tentando sufocá -lo ou impedi -lo de ser você, Virgem. É verdade que os pioneiros geralmente não são reconhecidos até que possam mostrar alguns resultados. Previsão para 19/05/2025
Você pode sentir que certos valores em sua profissão não permitem que você realize certas atividades. Mas você tem certeza disso, ou já tentou se convencer disso para não ter que enfrentar a parte de você naquele desejo de explorar? Talvez você deva tentar ser mais corajoso do que foi. Valeria a pena. Previsão para 19/05/2025
Aqui está de novo, filosofia sobre o que são a expressão, criação e autenticidade pessoal. Você já percebeu que tem alguns problemas para expressar problemas que não se enquadram na norma, Escorpião? Sua forte vontade e desejo de ser apreciado atrapalham seu caminho. Não é fácil se expressar autenticamente quando você está tentando impressionar os outros. Previsão para 19/05/2025
Pense em tolerância, Sagitário, e observe até que ponto isso pode libertá -lo. Se você deixar que os outros façam e pensem o que gostam, descobrirá que se concede o mesmo direito. Esta é a questão do dia para você. É quando você não permite que as normas culturais façam suas penas que você pode se libertar. Previsão para 19/05/2025
Por que não dizer sim um pouco mais do que o habitual, Capricórnio? Você pode ser teimoso e deseja fazer apenas o que deseja. Não é fácil levá -lo ao desconhecido. Você gosta de se preparar com antecedência. Hoje, quando as pessoas fazem proposições incomuns, por que não concordar? Continue - entre sem procurar uma mudança. Isso fará maravilhas para sua perspectiva. Previsão para 19/05/2025
Você pode escrever bem ficção ou jornalismo hoje. Há uma boa possibilidade de você ter pensado em uma linha literária de trabalho. Por que você hesita? Nunca é tarde demais. Encontre tempo para escrever uma história. Se você tem uma atitude negativa sobre as coisas que faz, como fará algo? Previsão para 19/05/2025
Hoje é o seu dia, Peixes! Faça o seu melhor para deixar sua marca nas pessoas ao seu redor, especialmente as mais próximas do seu coração. Você se superará, chamando a atenção sem sequer dizer. Você será considerado muito atraente. Não se surpreenda se o seu calendário se encher. Esta é a sua recompensa por todo o seu trabalho nas últimas semanas. Previsão para 19/05/2025