Dólar hoje 5,920
28° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Brasil
Postada em 12/11/2015 22:39 | Por Todo Segundo

STF veda artigo de lei que autorizava esconder financiadores de políticos

Ministros proíbem "doações ocultas" em campanhas eleitorais
STF veda artigo de lei que autorizava esconder financiadores de políticos - Foto: Carlos Humberto/STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, em decisão unânime, a prática recorrente das doações "ocultas" a partir das eleições municipais do ano que vem e todos os candidatos serão obrigados a declarar o real doador dos recursos. Na prática, o velho esquema de doar para os partidos, que repassam aos candidatos sem que esses prestem contas do real doador, foi extinto.

A reforma que permitia ocultar o real destinatário dos recursos foi aprovada este ano pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma, mas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) questionou a legislação junto ao Supremo por violar "o princípio da transparência e o princípio da moralidade". Além disso, a OAB afirmou que a norma favorecia "a corrupção, difivultando o rastreamento das doações eleitorais".

De acordo com o relator, ministro Teori Zavascki, o eleitor tem o direito de saber quem são os reais financiadores das campanhas antes de decidir votar em determinado candidato. "O conhecimento do nome dos doadores denuncia maior ou menor propensão do candidato a abandonar suas convicções ideológicas", explicou.

Do Diário do Poder
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram