Dólar hoje 5,293
18ºC em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
coronavírus
Postada em 31/07/2021 16:12 | Atualizada em 31/07/2021 16:15 | Por Bia Alexandrino / Sesau
Alagoas recebe mais de 104 mil doses da Pfizer e Coronavac
São 57.330 novas doses da Pfizer e 47 mil da CoronaVac, remetidas pelo Ministério da Saúde (MS)
Alagoas recebe mais de 104 mil doses da Pfizer e Coronavac - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Alagoas dá continuidade à luta contra o novo coronavírus e avançará na imunização com a remessa que chega na tarde deste sábado (31), com 104.330 doses de vacinas contra a Covid-19. São 57.330 novas doses da Pfizer e 47 mil da CoronaVac, remetidas pelo Ministério da Saúde (MS).

Contando com estas novas doses, Alagoas recebeu quase 500 mil imunizantes contra a Covid-19 só no mês de julho, o que deve favorecer, ainda mais, a aceleração da campanha.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que as medidas restritivas implementadas pelo Governo do Estado, em paralelo ao avanço da vacinação, estão reduzindo a curva de contágio do novo coronavírus em Alagoas e, consequentemente, reduzindo a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19 na Rede Pública de Saúde.

“Por isso, cada alagoano deve continuar se protegendo e atendendo ao chamado para se vacinar, seja com a primeira ou a segunda dose. É imprescindível completar o esquema vacinal, porque, lugar de vacina, é no braço”, ressaltou o gestor da saúde estadual.

Após a chegada a Alagoas, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A retirada das vacinas por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) acontece somente depois que o PNI realizar o cadastro dos imunizantes.

Para fazer a retirada, as SMSs devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected] Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: [email protected] .Balanço – Até agora Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 2.426.360 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 2.156.427 doses de vacinas para os 102 municípios.

Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 1.811.830 doses. Deste total, 1.290.099 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 521.731 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.