Dólar hoje 5,117
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Economia
Postada em 22/03/2024 15:52 | Por Assessoria

Quando recorrer à recuperação de dados e como fazê-la?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vem como uma resposta a essas preocupações
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vem como uma resposta a essas preocupações - Foto: Divulgação

Em um mundo cada vez mais digital, onde dados são o coração pulsante de empresas, governos e vidas pessoais, a perda dessas informações pode significar desde um contratempo leve até um desastre irreparável. Fotos de momentos importantes, documentos de trabalho, dados financeiros, entre outros, são exemplos de informações valiosas que não queremos perder.

Mas, acidentes acontecem. Seja por falha de hardware, software, ataques cibernéticos ou simples erro humano, a perda de dados é uma realidade. É aí que entra a recuperação de dados, um processo crítico e muitas vezes complexo.

Uma pesquisa realizada pala plataforma Glogo Gente, revelou uma inquietação generalizada entre os internautas brasileiros com relação à maneira como suas informações pessoais são manuseadas por empresas, particularmente após vazamentos significativos que expuseram CPFs, dados bancários e outros detalhes sensíveis de milhões de cidadãos.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vem como uma resposta a essas preocupações, estabelecendo diretrizes rigorosas para a coleta, uso e proteção de dados pessoais. Entretanto, a pesquisa aponta para uma dualidade no comportamento online: enquanto a maioria dos usuários expressa apreensão quanto à segurança dos seus dados, há também um forte interesse por serviços personalizados, que exigem a partilha de informações pessoais.

Este panorama reflete a complexidade da relação entre privacidade, segurança e a demanda por experiências digitais customizadas, destacando a necessidade de um equilíbrio cuidadoso entre inovação tecnológica e proteção da privacidade dos usuários. Mas, quando exatamente recorrer a uma empresa de recuperação de dados e como se dá esse processo? Vamos explorar estas questões mais a fundo.

Quando recorrer à recuperação de dados

Falha de hardware: Se o disco rígido começa a fazer barulhos estranhos, não é reconhecido pelo sistema operacional ou sofreu um dano físico, é um claro sinal de que a recuperação de dados profissional é necessária.

Erro humano: Deletar acidentalmente arquivos ou formatar uma partição sem backup exige uma abordagem técnica especializada para recuperar essas informações.
Ataques de malware ou ransomware: Quando malwares ou ransomwares criptografam seus dados, tornando-os inacessíveis, especialistas podem ajudar a recuperar, em alguns casos, sem a necessidade de pagar o resgate.

Corrupção de dados: Arquivos que não abrem ou apresentam erros podem indicar corrupção de dados. Softwares de recuperação podem resolver, mas casos graves exigem intervenção profissional.

Desastres naturais: Inundações, incêndios ou outros desastres que danificam fisicamente os dispositivos de armazenamento podem requerer técnicas avançadas de recuperação.

Como fazer a recuperação de dados

A recuperação de dados pode variar de simples a complexa, dependendo da natureza do problema. Aqui está um esboço geral do processo:

Passo 1: Avaliação

A primeira etapa é avaliar a extensão da perda de dados para entender o método mais eficaz para recuperá-los. Isso pode ser feito com ferramentas de diagnóstico ou, em casos mais sérios, enviando o dispositivo para uma empresa de recuperação de dados para uma avaliação mais profunda.

Passo 2: Escolha do método de recuperação

A escolha do método de recuperação é um ponto crucial no processo de restauração de dados perdidos, demandando uma análise criteriosa da natureza do problema. Para casos de exclusão acidental, formatação de disco ou problemas leves de corrupção de dados, softwares de recuperação podem ser suficientes.

programas são projetados para escanear o armazenamento afetado e recuperar arquivos perdidos, aproveitando a natureza dos sistemas de arquivos que, muitas vezes, mantêm os dados intactos até que sejam sobrescritos.

Entretanto, situações mais complexas, como danos físicos ao disco rígido, falhas críticas de sistema, ataques de ransomware ou corrupção avançada de dados, exigem a expertise e os recursos de uma empresa especializada em recuperação de dados.

Essas empresas dispõem de ferramentas profissionais, técnicos altamente qualificados e instalações especializadas, incluindo salas limpas para o manuseio seguro de componentes sensíveis, garantindo a máxima recuperação possível de dados.

Passo 3: Recuperação

O passo da recuperação é, sem dúvida, o mais técnico e crítico de todo o processo, exigindo um conjunto sofisticado de habilidades, ferramentas e procedimentos para garantir a restauração eficaz dos dados perdidos.

No contexto de um serviço profissional de recuperação, este estágio inicia-se com o reparo físico de quaisquer danos ao dispositivo de armazenamento, se necessário, o que pode incluir a substituição de componentes danificados em um ambiente de sala limpa para prevenir a contaminação por partículas de poeira que poderiam causar mais danos aos discos.

Posteriormente, procede-se à clonagem do dispositivo, criando uma cópia exata do armazenamento afetado. Esse passo é fundamental para preservar o estado original dos dados e evitar qualquer risco adicional de perda durante a tentativa de recuperação.

Com uma imagem segura do dispositivo original em mãos, os especialistas empregam uma variedade de técnicas e software de recuperação de dados de ponta para extrair os dados da cópia, um processo que pode variar desde a simples recuperação de arquivos deletados até a reconstrução complexa de sistemas de arquivos danificados ou decifração de dados criptografados por ransomware.

Cada caso é único e demanda uma abordagem personalizada, baseada na natureza da perda de dados e no tipo de armazenamento afetado. A fase final deste passo envolve a verificação meticulosa dos dados recuperados, garantindo sua integridade e usabilidade antes de serem devolvidos ao cliente, um processo que reflete o compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente que caracteriza os melhores serviços de recuperação de dados.

Passo 4: Verificação e entrega

Após a meticulosa recuperação dos dados, o processo entra em sua fase final, que é a verificação e entrega dos dados recuperados ao cliente, um estágio tão crucial quanto os anteriores. Esta etapa começa com uma rigorosa verificação dos dados recuperados para assegurar sua integridade e funcionalidade. Especialistas utilizam uma combinação de ferramentas automáticas e avaliação manual para examinar os arquivos, certificando-se de que estão completos e livres de corrupção.

Este processo inclui a abertura de documentos, a execução de arquivos de mídia e a verificação de bases de dados para garantir que os dados recuperados são realmente utilizáveis e fiéis aos originais. A comunicação transparente com o cliente é vital durante este período, fornecendo um relatório detalhado do resultado da recuperação, que inclui a lista de dados restaurados e quaisquer limitações ou arquivos que não puderam ser recuperados.

Após a aprovação do cliente, os dados são preparados para a entrega, o que geralmente é feito por meio de um dispositivo de armazenamento externo seguro, como um disco rígido ou pendrive, ou através de uma solução de transferência de arquivos online segura, garantindo que a privacidade e a segurança dos dados sejam mantidas.
Este cuidado no manuseio dos dados recuperados não apenas assegura que eles cheguem intactos ao cliente, mas também reforça a confiança na empresa de recuperação de dados, destacando seu compromisso com a segurança, a privacidade e a satisfação do cliente em todas as etapas do processo.

Escolhendo uma empresa de recuperação de dados

Ao escolher uma empresa de recuperação de dados, considere os seguintes fatores:

Experiência e reputação: Procure por empresas com um histórico comprovado e boas avaliações de clientes anteriores.

Tecnologia e infraestrutura: Verifique se a empresa possui a tecnologia necessária e uma sala limpa para o reparo de dispositivos danificados.

Segurança e confidencialidade: Assegure-se de que a empresa adota medidas rigorosas de segurança para proteger seus dados durante o processo de recuperação.

Custo: Entenda a estrutura de custos e verifique se há taxas ocultas. Muitas empresas oferecem uma avaliação gratuita e cobram apenas se a recuperação for bem-sucedida.

A perda de dados pode ser uma experiência frustrante e, às vezes, devastadora, mas existem soluções disponíveis. Avaliar corretamente a situação e recorrer a uma empresa de recuperação de dados quando necessário pode ser a chave para recuperar suas informações valiosas. Com a tecnologia e a expertise certas, muitos dados que pareciam perdidos podem ser recuperados, minimizando o impacto da perda de dados em sua vida ou negócio.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram