Dólar hoje 5,336
20° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Política
Postada em 20/09/2025 23:16 | Por Todo Segundo

Imposto de Renda vira palco da disputa entre Renan e Lira em Brasília

Rivais protagonizam embate sobre ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda
Imposto de Renda vira palco da disputa entre Renan Calheiros e Arthur Lira em Brasília - Foto: Divulgação

A política de Alagoas volta a ocupar o centro da cena nacional. Na próxima terça-feira (23), Câmara dos Deputados e Senado Federal devem discutir, no mesmo dia, projetos que ampliam a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para brasileiros que ganham até R$ 5 mil. O detalhe é que o protagonismo das duas iniciativas está nas mãos dos velhos rivais Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB).

Na Câmara, Lira foi convocado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para apresentar o parecer do projeto que ele relata. A proposta é considerada uma das prioridades da agenda econômica do governo e já foi aprovada em Comissão Especial em julho, mas está travada desde então diante de divergências sobre como compensar os R$ 25 bilhões de impacto fiscal estimado.

No Senado, Renan Calheiros, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), deve apresentar relatório de um projeto alternativo. O emedebista tem cobrado celeridade da Câmara e alfinetado o governo por, segundo ele, transformar o tema em barganha política. “Pesquisas mostram que 85% da população apoia a isenção. Lamentavelmente, essa proposta tem sido usada como moeda de troca para se colocar outros temas na pauta do Congresso Nacional”, disse, citando levantamento do Instituto Quaest.

O duelo entre os dois líderes alagoanos é mais um capítulo de uma disputa que se arrasta há anos. Agora, Lira e Renan travam a queda de braço em torno de quem vai conduzir a medida mais popular do governo no Congresso. O Planalto acompanha com atenção: a ampliação da faixa de isenção é promessa de campanha do presidente Lula e, ao mesmo tempo, um campo de teste para medir a força de cada um na articulação legislativa.

Em meio ao embate, Lula busca uma trégua entre os dois. O petista trabalha para montar um palanque único em Alagoas na disputa pelo Senado em 2026 — o que exigiria juntar adversários históricos no mesmo lado.

Nos bastidores, o gesto mais recente do governo nesse sentido foi a indicação da procuradora de Justiça alagoana Maria Marluce Caldas Bezerra ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), ela foi nomeada após articulação que abriu caminho para que JHC desistisse de concorrer ao Senado. A decisão fortaleceu as pretensões de Lira de disputar a vaga.

Assim, a discussão sobre o Imposto de Renda, além de mexer no bolso de milhões de brasileiros, promete ser mais um capítulo do xadrez político que antecipa a batalha eleitoral em Alagoas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram