Dólar hoje 5,584
19° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Política
Postada em 09/07/2025 12:52 | Atualizada em 09/07/2025 12:54 | Por Todo Segundo

PF deflagra operação e investiga fraude eleitoral em Minador do Negrão

Mandados de busca e apreensão reforçam investigação sobre manipulação do processo eleitoral
Polícia Federal deflagrou Operação Lisura e investiga fraude eleitoral em Minador do Negrão - Foto: Ascom PF/AL

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a "Operação Lisura", com o objetivo de apurar fraudes na transferência de domicílio eleitoral no município de Minador do Negrão, Sertão de Alagoas. A investigação apura o uso indevido da plataforma “Título Net” para alterar locais de votação sem a autorização dos eleitores.

Conforme informações oficiais, denúncias feitas por moradores locais foram o ponto de partida para a ação policial. Muitos eleitores perceberam que seus dados pessoais haviam sido utilizados para realizar transferências fraudulentas de domicílio eleitoral, algumas para cidades fora do estado de Alagoas.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema teria como finalidade beneficiar politicamente um candidato da oposição, enfraquecendo, assim, o atual prefeito reeleito da cidade, Josias Aprigio (MDB. A manipulação do eleitorado, sobretudo em um município com cerca de 4.500 eleitores, pode ter um impacto significativo no cenário político local.

Durante a operação, agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços relacionados aos suspeitos, recolhendo documentos, dispositivos eletrônicos e outros materiais que devem contribuir para a consolidação das provas e identificação dos responsáveis pelo crime.

A PF destacou que esta ação reforça o compromisso da instituição com a transparência e a legalidade do processo eleitoral, além de combater veementemente práticas que atentam contra a soberania da vontade popular.

O prefeito Josias Aprígio ainda não se manifestou oficialmente a respeito das investigações.

O caso segue sob sigilo para garantir a continuidade das investigações, e novas informações devem ser divulgadas assim que possível pelas autoridades.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram