Dólar hoje 5,207
28° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Religião
Postada em 05/11/2017 20:30 | Atualizada em 06/11/2017 09:13 | Por Todo Segundo

Prefeito Júlio, governador Renan e ministro Marx participam da missa de Frei Damião

Ministro Marx disse que, em breve, Palmeira será uma das capitais do turismo religioso no Brasil
Prefeito Júlio, governador Renan e ministro Marx participam da missa de Frei Damião - Foto: Assessoria
Da Assessoria

O prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar, o governador de Alagoas Renan Filho e o ministro do Turismo Marx Beltrão participaram neste domingo (5), no Distrito de Canafístula, da missa festiva em homenagem ao Frei Damião. A cerimônia, celebrada pelo padre Aluísio, contou com a participação de mais de 40 mil pessoas de várias partes de Alagoas e de outros estados da região Nordeste. Pio Giannotti, o Frei Damião, nasceu em Bozzano, na Itália, no dia 5 de novembro de 1898  e faleceu quase um século depois em Recife,  no dia 31 de maio de 1997. Desde estão, a Associação Comunitária de Canafístula, presidida pelo ex-deputado estadual Antônio Ferreira, realiza a o evento religioso para lembrar a obra evangelizadora do Frei. Este ano, a festa foi feita em parceria com a Prefeitura de Palmeira.

Diante da grandiosidade do evento, o prefeito Júlio Cezar reafirmou a importância de Frei Damião para os devotos de várias partes do Brasil que participaram do momento religioso e também de fé. “Recebemos o governador Renan Filho e o ministro Marx Beltrão, além de outras autoridades políticas, que pela primeira vez participaram da missa em homenagem ao Frei Damião. Foi um momento muito importante porque eles puderam conhecer o potencial turístico e religioso deste evento que mexe com Alagoas e com o Nordeste. Eu vejo Canafístula com uma condição muito grande de Palmeira ter o ano todo romarias para celebrar a memória de Frei Damião, que foi uma figura religiosa muito respeitada e que mantém uma fé muito grande em todos os seus devotos e admiradores”, disse o prefeito.

Segundo o governador Renan Filho, visitar Palmeira e Canafístula durante o evento religioso foi importante para renovar a esperança e a capacidade de trabalho, impulsionados pela fé do povo alagoano e nordestino. “Estou muito feliz de ter vindo celebrar o aniversário de Frei Damião, essa figura que foi e é tão forte na sua religiosidade, exemplo de vida e jeito simples de viver. Parabenizo o prefeito Júlio Cezar e o povo de Palmeira dos Índios, que neste grande ato religioso, realizado nesta cidade que é uma das principais de Alagoas, o povo nordestino veio para homenagear o Frei Damião. Esta é a primeira vez que venho aqui neste local, onde o Frei costumava pernoitar, descansar, renovar e recarregar as baterias. Quero parabenizar o povo de Palmeira dos Índios, de Alagoas e do Nordeste por esta brilhante oportunidade que eu tive", afirmou o governador.

O ministro Marx Beltrão, que também visitou a missa em homenagem ao Frei pela primeira vez, disse que o turismo religioso tem crescido e movimenta hoje, no Brasil, uma economia de mais de R$ 5, 5 bilhões por ano. “Aparecida do Norte, por exemplo, já recebe por ano cerca de doze milhões de pessoas. Se formos comparar com a Disney, um dos grandes parques mundiais e que recebe quatorze milhões de turistas no mundo todo, dá para perceber a força do turismo religioso no Brasil. O Padre Cícero já coloca dois milhões e meio de pessoas, por ano, lá no Ceará”, destacou Marx Beltrão.

E continuou. “Aqui, em Alagoas, precisamos escolher alguns locais para fomentar o turismo religioso e Canafístula de Frei Damião tem todas as características para que a gente transforme o lugar em um dos grandes centros religiosos do Nordeste e do Brasil. Já pedi ao prefeito Júlio para fazer um projeto de urbanização do local, com uma grande imagem do Frei, para que possamos, em um curto espaço de tempo, ter Palmeira como uma das capitais do turismo religioso no país”, finalizou o ministro.

Além das 40 mil pessoas que participaram da missa festiva em homenagem ao Freio Damião, participaram do evento religioso o deputado estadual Edval Gaia, o prefeito de Igaci Oliveiro Piancó, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Alexandre Ayres, vereadores e secretários municipais.
+ fotos
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram