Dólar hoje 6,116
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
André Avlis

Sobre o autor

Radialista, Cronista e Comentarista Esportivo!
Postada em 04/01/2025 19:30 | Atualizada em 04/01/2025 19:41

ASA mostra evolução, é superior e vence o Sergipe com autoridade

Thiago Alagoano marcou os dois gols da vitória do time alvinegro
Thiago Alagoano, atacante do ASA - Foto: Reprodução

Vitória merecida.

O ASA venveu o Sergipe por 2 a 0 neste sábado (4), jogado na Arena Batistão e se classificou para a segunda fase da Pré-Copa do Nordeste. Os gols do Gigante foram marcados pelo atacante Thiago Alagoano. 

A vitória alvinegra foi contruída no primeiro tempo.

O time do técnico Ranielle Ribeiro encontrou um Sergipe postado no 3-4-3 e suas variações. Sem a bola, o alvirrubro defendia com uma linha de cinco bem definida, com os alas se juntando aos zagueiros para formar o 5-4-1. Com a bola, os alas avançavam para gerar amplitude pelas beiradas.

A equipe alvinegra manteve o sistema que vem sendo utilizado desde o início de sua pré-teporada: o 4-3-2-1. O ASA iniciou a partida com: Matheus Vinícius; Paulinho, Zulu, Cristian Lucca e Charles; Sousa Tibiri, Fabrício Bigode e Sammuel; Carlos Henrique, Keliton e Thiago Alagoano.

No início do jogo, um cenário esperado: jogo truncado, amarrado e com as duas equipes buscando conhecer suas respectivas movimentações e suas estratégias.

Apesar da dificuldade inicial, o ASA começou a ter superioridade a partir dos 15 minutos iniciais através de uma postura agressiva.

Jogadas coordenadas pelos corredores começaram a fluir através de muita aproximação na zona da bola e dinamismo na movimentação entre setores. O time alvinegro atacava em bloco a mantinha-se no ataque para fazer o perde pressiona, o que propiciou, em quase todo momento da primeira etapa, o ganho da segunda bola.

A ação de adiantar as linhas e ter presença ofensiva, fez com que o ASA recuparasse a bola no campo ofensivo e consequentemente mais próximo do gol.

O jogo apoiado funcionou. A flutuação de Thiago Alagoano saindo da área para jogar entre os zagueiros e os volantes do Sergipe causou dúvidas na forma do Sergipe marcar - foi assim inclusive que saiu o lance do pênalti.

A vitória foi construída no primeiro tempo. No segundo, o ASA controlou o jogo de forma muito inteligente, tendo a bola, sendo compacto e não oferecendo espaços para a equipe sergipana que pouco ofereceu reistência ou forças para reagir.

Na fase defensiva, em todo o jogo, o time alvinegro se mostrou compacto, organizado e com boas coberturas feitas especialmente pelos zagueiros nas tentativas de bola longa do adversário.

O ASA ainda não é um time pronto, tampouco já adquiriu a tão buscada liga. É cedo para falar sobre encaixe. Prefiro citar a evolução que o time mostrou. Especialmente porque várias jogadas trabalhadas são frutos de treinamento, o que indica que os treinamentos estão surtindo efeito.

Foi apenas o primeiro jogo da temporada, de um longo processo que foi realizado e outro enorme que está por vir. Mesmo assim foi uma vitória convincente com boa postura e um bom nível performático.

E independente do atual nível do Sergipe, o ASA que fez o jogo ficar "fácil". Entregando superioridade contra um time neste momento inferior.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram