Dólar hoje 5,117
28° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Paulo Marcello

Sobre o autor

Paulo Marcello Tavares - Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional (locutor e repórter) desde 1988, além de apresentador e animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Postada em 20/10/2023 04:24 | Atualizada em 20/10/2023 04:27

Deputado Antônio Albuquerque pede licença em dobro e só retornará após o Carnaval

Advogada Sâmea Mascarenhas assumiu o cargo no meio desta semana
Deputado Antônio Albuquerque se afasta da ALE - Foto: Assessoria/ALE

O deputado estadual Antônio Albuquerque pediu licença ‘em dobro’ e só retornará à Assembleia Legislativa (ALE) após o Carnaval de 2024. Com isso, a segunda suplente Sâmea Mascarenhas assume a vaga, por conta de que o primeiro da lista, Henrique Chicão, já está ocupando o lugar de André Silva desde o dia 29 de Agosto e ficará no cargo até 27 de Dezembro deste ano.

A primeira licença de Albuquerque teve início na última quarta-feira (18) por motivo de saúde e seguirá até o dia 6 de Novembro. Já o segundo afastamento do parlamentar, desta vez para resolver assuntos pessoais, será de 7 de Novembro ao dia 19 de Fevereiro de 2024, seis dias após a Folia de Momo.

Com isso, a ALE retornará a ter seis mulheres, mesmo número de parlamentares eleitas no pleito de 2022. Na ocasião, conquistaram as vagas Flávia Cavalcante, Cibele Moura, Carla Dantas, Fátima Canuto, Rose Davino e Gabi Gonçalves, uma cadeira a mais do que na eleição de 2018.

Seis deputadas estão atuando:

Flávia Cavalcante, Cibele Moura, Ângela Garrote (suplente), Fátima Canuto, Gabi Gonçalves e Sâmea Mascarenhas (suplente).

Duas deputadas estão licenciadas:

A deputada Carla Dantas assumiu a secretaria estadual da Agricultura desde o início da gestão do governador e primo Paulo Dantas. Em seu lugar assumiu Galba Novaes para um eventual terceiro mandato integral, exceto se houver algum acidente de percurso político.

A deputada Rose Davino pediu licença médica até o início de Janeiro de 2024 e o cargo está sendo ocupado por Ângela Garrote, desde o dia 3 de Outubro deste ano. Nos bastidores comentários dão conta de que o afastamento de Rose será ampliado, mas não há confirmação oficial.

Cinco licenças na atual legislatura:

Com a licença prolongada de Antônio Albuquerque, o parlamento alagoano conta mais uma vez com seis mulheres, do total de 27 cadeiras.

Vale lembrar que no início de março deste ano, Léo Loureiro chegou a assumir o cargo após o pedido de afastamento, por motivo de saúde, da deputada Flávia Cavalcante, mas ela já retomou suas atividades parlamentares no segundo semestre deste ano.

No início de Setembro, o deputado Henrique de Carvalho Beltrão, o Henrique Chicão tomou posse na Casa de Tavares Bastos. Ele assumiu na vaga aberta pelo deputado André Silva, que se licenciou para cuidar de assuntos particulares.

Confira as datas e os rodízios:

Em 16/02 - Carla Dantas assumiu a SEAGRI e passou o cargo para Galba Novaes, por período indeterminado;
Em 07/03 - Flávia Cavalcante passou o cargo para Léo Loureiro, por 90 dias, por problemas de saúde, mas ela já reassumiu a cadeira na ALE;
Em 05/09 – André Silva foi licenciado para resolver questões particulares e em seu lugar está o deputado Henrique Chicão, devendo o titular retornar no início de Dezembro;
Em 03/10 - Rose Davino pediu licença médica e em sua vaga assumiu Ângela Garrote até o início de Janeiro de 2024, se o prazo não for ampliado;
Em 18/10 - Antônio Albuquerque pediu duas licenças seguidas, para resolver problemas de saúde e questões pessoais e em sua vaga assumiu a advogada Dra. Sâmea;

Os demais 22 deputados estaduais (ainda) não se licenciaram; são eles: Alexandre Ayres, Breno Albuquerque, Bruno Toledo, Cabo Bebeto, Cibele Moura, Delegado Leonam, Dr. Wanderley, Dudu Ronalsa, Fátima Canuto, Fernando Pereira, Francisco Tenório, Gabi Goncalves, Gilvan Filho, Inácio Loiola, Lelo Maia, Marcelo Victor, Marcos Barbosa, Mesaque Padilha, Remi Calheiros, Ricardo Nezinho, Ronaldo Medeiros e Silvio Camelo.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram