Dólar hoje 5,204
28° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Paulo Marcello

Sobre o autor

Paulo Marcello Tavares - Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional (locutor e repórter) desde 1988, além de apresentador e animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Postada em 25/04/2022 18:04 | Atualizada em 25/04/2022 18:08

Maior estátua do Cristo do mundo será construída em Alagoas, em Pilar

Prefeito anunciou que as obras do monumento de 70 metros começam em Maio
Cristo Redentor, Rio de Janeiro - Foto: ABCdoABC

A prefeitura de Pilar pretende inaugurar, ainda este ano, a maior estátua do Cristo do mundo. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (25) pelo prefeito Renato Filho e as obras do monumento que terá 70 metros de altura terão início no mês de Maio.

O Cristo vai “abraçar” a Lagoa Manguaba do alto da Chã do Pilar, será construída com recursos próprios do município e terá a assinatura do artista cearense Markus Moura, que também esculpiu o Cristo Protetor da cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, que tem 43 metros de altura.

Em rede social, Renato Filho não escondeu seu contentamento, destacando o alcance de um ponto turístico como o da cidade gaúcha que, inclusive, já bateu a marca de 50 mil visitantes pagantes desde a sua inauguração, no início deste ano.

Além de seus imponentes 70 metros, o Cristo de Pilar terá uma plataforma de vidro e aço semelhante à Skyglass de Canela (RS), a primeira plataforma de vidro da América Latina. A ideia é que o visitante tenha a sensação de flutuar sobre a cidade, já que o vidro é mais transparente que os vidros comuns e provoca uma sensação única e desafiadora.

“O turismo é uma das nossas quatro vertentes de desenvolvimento, para que possamos gerar ainda mais emprego e renda em nossa cidade. A obra vai se somar a equipamentos como o Complexo Cultural e Religioso Dilma Canuto, que já recebe visitantes de várias regiões do Estado,”, afirmou.

Estátuas do Cristo

Inspiradas no monumento do Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, multiplicam-se pelas cidades do Brasil e do mundo. As construções em geral são feitas de concreto armado.

Algumas têm grande semelhança com a estátua carioca, mas frequentemente são incorporadas modificações. As escalas e qualidades artísticas das obras variam significativamente.

No Brasil, além do Cristo Redentor no Rio de Janeiro (foto) que tem 30 metros de altura, as mais conhecidas são do Camboriú, em Santa Catarina (33m), Alto do Cristo em Sobral, no Ceará (28m), Morro do Cristo Redentor em Pouso Alegre, Minas Gerais (33m), Cristo do Goiti em Palmeira dos Índios, em Alagoas (24,5m), Cristo do Barreiro, em Minas Gerais (11,8m), e no Morro do Baú em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais (16m).

Alagoas conta com pelo menos mais três cidades que abrigam estátuas dedicadas ao Cristo Redentor. Seja situada na montanha, na praia ou na praça, a imagem segue uma tendência nacional (e até mesmo mundial) ao copiar a famosa escultura do Rio de Janeiro.

Além de Palmeira dos Índios, as estátuas do Cristo foram erguidas em Pão de Açúcar, situada às margens do Rio São Francisco; em Japaratinga, cidade do litoral norte do Estado, localizada no mirante da Pousada Paraíso dos Coqueirais; e em Mar Vermelho, a Suíça Alagoana, onde o Cristo foi edificado na praça central da cidade.

Se em Pão de Açúcar quem for visitar a estátua de Cristo “sofre” com temperaturas de mais de 35 graus, em Mar Vermelho não será raro o turista sentir um friozinho de 15 graus.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
1 Comentário
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.

Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram