Dólar hoje 5,128
30° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Municípios
Postada em 24/08/2021 19:06 | Atualizada em 24/08/2021 19:10 | Por Todo Segundo com Agência CNM

Piso de professores e enfermeiros pode desequilibrar finanças municipais, diz CNM

Um reajuste já é lei e o outro está como proposta tramitando no Congresso
Piso de professores e enfermeiros pode desequilibrar finanças municipais - Foto: Divulgação

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, participou na manhã da última segunda-feira (23) do IX Fórum Nacional de Governadores e entre algumas das pautas abordadas estiveram o reajuste do piso do magistério, bem como outro piso, que ainda está em proposta no Congresso, a dos enfermeiros.

Ziulkoski disse que a CNM defende que o crescimento ocorra seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). “Essa questão é extremamente importante pois traz impactos graves. Se não houver nenhuma mudança, o aumento do piso ano que vem será de 31%. Como conseguiremos pagar”, questionou.

Sobre o reajuste para os profissionais da Saúde, o líder municipalista diz que trará impacto de aproximadamente R$ 48 bilhões apenas aos Municípios, além da redução da jornada de trabalho desses profissionais.

Para Paulo, há ainda necessidade de uma nova regulamentação do novo Fundeb; de emenda que proíbe despesa nova sem a indicação da fonte de custeio; do julgamento dos royalties pelo STF, que aguarda deliberação na Corte há nove anos; e a Reforma Tributária, que pretende juntar ICMS e ISS em um único imposto.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram