Dólar hoje 5,117
23° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Plantão
Postada em 31/05/2017 14:21 | Atualizada em 31/05/2017 23:45 | Por Todo Segundo

MPF recomenda que ex-prefeito e Prefeitura liberem acesso ao Gunga

Nivaldo Jatobá, a Prefeitura de Roteiro e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) devem garantir o franco e livre acesso a pé ou em veículos
MPF recomenda que ex-prefeito e Prefeitura liberem acesso ao Gunga - Foto: Divulgação
Há anos propriedade privada do ex-prefeito e empresário-usineiro, Nivaldo Játobá, a belísisma Praia do Gunga agora deverá ser de acesso livre para visitantes e população alagoana.

De acordo com assessoria do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), Nivaldo Jatobá, a Prefeitura de Roteiro e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) devem garantir o franco e livre acesso, a pé ou em veículos, à Praia do Gunga. O MPF-AL recomendou que os citados regularizem as vias de acesso da praia. O empresário, o prefeito e a SPU têm até 30 dias para informar ao órgão se acolherão a recomendação e quais as providências já adotadas.

A recomendação do MPF, expedida em 09 de maio, orienta a Nivaldo Jatobá – Empreendimentos Agroindustriais LTDA, que ofereça acesso livre e franco, a pé ou em veículos, à Praia do Gunga. Ao município de Roteiro, o MPF recomenda que sejam adotadas medidas para regularizar o franco e livre acesso à praia, através da propriedade privada. O MPF quer ainda que o município elabore e apresente um Plano Local de Acesso à Zona Costeira, abrangendo a forma de acesso à Praia do Gunga e instale placa indicativa deste acesso à população.

À SPU recomenda o MPF que fiscalize e zele para a manutenção da destinação e do interesse público, o uso e a integridade física do bem público da União. Todos devem informar formalmente ao MPF, em até 30 dias, se cumprirá a Recomendação e quais as providências que já estão sendo adotadas para realização dos reparos necessários.

Em caso de silêncio, o MPF alerta que será interpretado como recusa de atendimento, o que pode gerar responsabilidade e ensejar a propositura da pertinente ação civil pública. Nivaldo Jatobá – empreendimentos recebeu a recomendação em 18/05; a SPU em 26/05. Vale destacar que a Praia do Gunga - em todo o entorno - há anos virou propriedade privada do empresário Nivaldo Játobá, assim como, uma grande extensão de terras canavieiras (e agora de gado no pasto) que vai ( ou ultrapassa) até o município de Jequiá da Praia. Por lá, ninguém ousa pisar ou entrar nas terras da família Jatobá.

Agora, ao menos, a Praia do Gunga será de acesso livre para quem quiser aproveitar suas belezas naturais. Será?

Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: [email protected]


Com informações da Assessoria do MPF-AL
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram