Dólar hoje 5,128
30° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Plantão
Postada em 07/06/2017 13:00 | Por Todo Segundo

Professores decidem pela continuidade da greve em Arapiraca

Proposta apresentada por Teófilo de 2,33%, não foi aceita pela categoria e a paralisação já dura um mês
Professores decidem pela continuidade da greve em Arapiraca - Foto: Divulgação
Por Roberto Gonçalves

Os professores da rede municipal de ensino de Arapiraca em greve há um mês, na luta pela reposição salarial data base de maio da ordem de 7,64%, decidiram em assembleia geral na manhã desta quarta-feira (07) continuar com o movimento de paralisação.

A proposta apresentada pelo prefeito Rogério Teófilo (PSDB) de 2,33%, não foi aceita pela categoria. O gestor justificou que o reajuste solicitado pelos professores vai de encontro a Lei de Responsabilidade Fiscal – (LRF).

De acordo com o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal) em Arapiraca, André Luiz, as propostas estabelecidas pelo prefeito fogem da realidade e não atende as reivindicações da categoria.

Durante a reunião que ocorreu no Centro Administrativo do Município, no bairro Santa Edwvirgem, os servidores pediram um reajuste salarial de 7,64%, e foram surpreendidos pela proposta de 2,33%, a partir do terceiro quadrimestre deste ano.

A gestão municipal alegou através de nota enviada à imprensa, que após realizar estudos técnicos e jurídicos sobre a atual realidade fiscal e financeira de Arapiraca, a proposta foi apresentada tendo como base a sustentabilidade jurídica.

“Qualquer aumento acima do valor apresentado, de 2,33%, fere a Lei de Responsabilidade Fiscal e inviabiliza o município no que diz respeito ao aporte de recursos federais”, diz o teor da nota divulgada pela Coordenação de Comunicação.

Próximas ações 
Após  assembleia desta quarta-feira (07) o Sinteal comunica que nesta quinta-feira (08), a equipe jurídica do Sinteal estará em Arapiraca, com a finalidade de definir as próximas ações com base na legislação. Em seguida, a comissão de greve irá ao Ministério Público Estadual, que ainda não se manifestou sobre um ofício encaminhado no último dia 16 de abril deste ano. No período da  tarde, o grupo irá à Defensoria Pública em Arapiraca. Na sexta-feira (09) trabalhadores, pais e alunos farão uma nova assembleia no Centro Administrativo de Arapiraca, a partir das 8 h.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram