Dólar hoje 5,089
24° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Francisco de Franca

Sobre o autor

Francisco de Franca: natural de Palmeira dos Índios, casado e advogado militante, ex-presidente da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, ex-vice-prefeito de Palmeira dos Índios, ex-vice-presidente da OAB/AL e ex-presidente da Uveal.
Postada em 21/01/2024 10:59

PALMEIRA: QUEM É O VICE DE QUEM ?

 

Uma vez conhecida as candidaturas majoritárias de Júlia e Mosabele, a pergunta que não quer calar é quem serão os candidatos a vice.

Especula-se para vice de Mosabele Ribeiro duas mulheres: Alcineide Nascimento e Ângela Garrote. Quem vai ser a escolhida?

As duas são lideranças exponenciais da nossa política. Alcineide é proprietária de uma escola com mais de 3 mil alunos. Já foi candidata a prefeita, Secretária Municipal de Educação e é esposa do líder político Júnior Miranda, é sem dúvida um bom nome.

 Já Ângela Garrote dispensa comentários, e, estando na suplência de deputada estadual, precisa de visibilidade para enfrentar sua próxima candidatura. Como seu principal reduto eleitoral é Palmeira, disputar a eleição municipal, mesmo na condição de vice, é importante para dar-lhe consistência eleitoral, vai renovar a esperança de simpatizantes e eleitores, será lembrada e, caso seja eleita, vai para disputa estadual mais encorpada, portanto, para Ângela Garrote será um bom negócio fazer parte de uma eleição municipal. 

Do lado da pré candidata Júlia da Silva,  a inteligência política indica que, como a adversária vai ter outra mulher na chapa, o  ideal seria ter o sexo masculino  como companheiro. Mas, a escolha não pode ser qualquer um.

Preferencialmente, o escolhido a vice deve ser alguém com boa aceitação e que tenha um perfil de líder popular,  que conheça a cidade, zona urbana e rural, com desenvoltura e credibilidade para atrair a juventude e o universo eleitoral masculino, até porque o pop star (Júlio Cézar), não é onipresente, e precisa ser auxiliado na difícil tarefa de eleger Júlia da Silva.

Ao que tudo indica a adversária de Júlia só se preocupou em agradar o universo feminino. Assim, caso a escolha de Júlia seja outra mulher para compor,  vai dar alento a terceira via, que deverá ter um homem como cabeça de chapa para concorrer ao pleito.

E quanto ao Márcio Henrique? O que se sabe é que a jurisprudência eleitoral não permite um terceiro mandato seguido de vice, por isso é um nome descartado. Só resta a ele encarar uma candidatura à prefeito. Será mesmo que ele vai? Com que grupo? Vamos aguardar. 

O jogo é pesado e tá só começando. Em política não se age com emoção, nem por conveniência ou imposição. O racional é um ingrediente poderoso para o sucesso eleitoral.

É como dizia o poeta Geraldo Vandré:

Vem, vamos embora 

Que esperar não é saber 

Quem sabe faz a hora 

Não espera acontecer.

Então, o que vai acontecer  ?

Francisco de França-Advogado

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram