Dólar hoje 5,800
26° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Luan Moraes

Sobre o autor

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Alagoas, especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade São Tomás de Aquino e mestrado em História Social pela Universidade Federal de Alagoas.
Postada em 11/11/2022 21:52 | Atualizada em 11/11/2022 21:54

10 armadilhas do Enem e como escapar delas

Primeiro dia da prova do Enem se aproxima, então preste atenção nestas dicas e tire as últimas dúvidas
Post 10 armadilhas do Enem e como escapar delas - Foto: Professor Luan Moraes

O primeiro dia do ENEM 2022 já é domingo, 13 de novembro. Além da redação, os candidatos responderão 90 questões de Linguagens, Ciências Humanas e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol).

Como toda prova, o Enem tem armadilhas preparadas com a finalidade de testar as habilidades dos participantes e eliminar os candidatos mais inseguros e que, por vezes, baseiam suas respostas em intuição e dedução, atitudes que podem levar ao erro. Existem ainda, uma gama de desafios que podem pôr à prova o seu planejamento quanto ao tempo gasto para resolvê-la.

Se você ainda tem alguma dúvida, sugiro que fique ligado nas 10 armadilhas mais comuns do ENEM, para saber lidar com elas e mandar bem na prova.

1. Cuidado com as palavras totalizantes

Tenha cuidado com palavras como exclusivamente, sempre, inclusive, nunca, pode, deve e outras semelhantes! Alternativas com palavras includentes ou excludentes demais precisam de atenção. Geralmente, essas opções são descartas entre as melhores respostas.

2. A prova pode ter predominância de uma mesma resposta correta

Observe que a prova pode ter a constância de uma mesma resposta correta. Por exemplo: grande parte das questões ser a letra (B). O contrário também pode ocorrer, como a baixa frequência de uma opção.

3. Nunca esqueça da norma padrão

Você não deve esquecer, em nenhum momento, da norma padrão. A opção de linguagem coloquial, só vai ser considerada, se as questões estiverem indicando claramente isso.

4. O que fazer, caso mais de uma resposta pareça possível?

Leia novamente e tente perceber qual é a mais completa e mais adequada. A melhor resposta é aquela que resume ou complementa os textos-base e o enunciado. Muitas vezes, um único detalhe pode ser a diferença entre o erro e o acerto de uma questão.

5. Cuidado dobrado com enunciados que pedem a alternativa incorreta

Geralmente, esses enunciados utilizam palavras como exceto, não, erro, desvio, etc. A dica é: ao ler, sublinhe essas palavras, isso vai te ajudar a não se confundir com as questões.

6. Atenção triplicada nos enunciados que especificam o tipo de afirmativas

Aparecem, geralmente em questões que exigem a análise e o julgamento em VERDADEIRO e FALSO. Sugiro que você sublinhe esses termos e destaque as alternativas, de forma a bater o olho e saber qual opção é, ou não, a correta. Se necessário, leia novamente.

7. Fique de olho nos enunciados que pedem respostas “respectivamente”

Nesses casos, qualquer falta de atenção, mesmo que mínima, pode causar erro. Fique atento, pois as respostas podem ser corretas, mas a ORDEM, pode estar errada. Elas devem ser RESPECTIVAMENTE (ou seja, EM ORDEM). Nestes casos, atenção e leitura são essenciais.

8. Enunciados que pedem VERDADEIRO ou FALSO podem te enganar

Por isso, leia com atenção, pois pode acontecer de todas as opções serem verdadeiras, ou serem falsas. Esses enunciados podem te confundir, pois são feitos para testar sua atenção.

9. Algumas questões precisam, de fato, ser interpretadas ao pé da letra

Essa dica vai para enunciados que apresentem “conforme o autor”, “de acordo com”, “o autor sugere” e etc.

ATENÇÃO! Ainda que você, candidato, discorde do autor, você deve levar em conta apenas a opinião do autor. Dica: sublinhe o argumento central do texto. Em casos de questões com mais de um texto (Texto I e II), sublinhe e compare as opiniões dos autores.

10. Cuidado com os textos longos, além de dar sono, podem te tirar do páreo

Textos longos podem gastar muito tempo. Por isso, leia-os completamente uma vez e já vá sublinhando e destacando as principais argumentações. Por fim, FOQUE EXCLUSIVAMENTE NO ENUNCIADO. Em alguns casos, recomenda-se que leia primeiramente o enunciado.

Siga-me nas redes sociais: instagram.com/luanmoraes_historia

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram