Dólar hoje 5,800
27° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Luan Moraes

Sobre o autor

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Alagoas, especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade São Tomás de Aquino e mestrado em História Social pela Universidade Federal de Alagoas.
Postada em 30/10/2022 19:09 | Atualizada em 30/10/2022 23:01

Entenda como interpretar o tema da redação de forma correta pode te salvar no Enem

Professores do Centro Educacional Cristo Redentor dão dicas fundamentais para ter um bom desenvolvimento do texto
Joel Leite, Juliana Lopes e Eduardo Lucena: professores de língua portuguesa e redação do CECR - Foto: Edição: Professor Luan Moraes

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 se aproxima! Neste momento, estudantes passam a focar em revisões e estratégias para redigir a redação.

Quesito de peso, a redação conta com uma nota que vai de zero a mil. Então, a apropriada produção do texto é de grande importância para que os candidatos consigam ingressar no sonhado curso de ensino superior.

Logo, se você quer garantir uma boa nota (e que seja o mil), é importante compreender bem o tema exposto, assim como os textos de apoio disponíveis na prova.

Com ajuda de professores da área de linguagens do Centro Educacional Cristo Redentor, prestigiada instituição de ensino de Palmeira dos Índios, listarei dicas importantes para os estudantes aprenderem a interpretar bem o tema da redação do ENEM. Então, se liga!

1. Como você pode zerar a redação?

Existem vários motivos para você perder a sua redação. O mais conhecido deles é a fuga parcial ou completa do tema. Isso é o que está definido na competência três da prova, que exige que o estudante consiga selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações.

De acordo com o professor Joel Leite, “os maiores erros apresentados pelos discentes à proposta dissertativa desenvolvida, configuram-se na ineficácia em não saber selecionar, organizar e relacionar informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente”. Assim, esse é um dos erros mais graves.

2. Manter o foco no enunciado, é uma boa estratégia?

O enunciado, seguido dos textos de apoio, nada mais é que a contextualização do tema. Para o professor, Eduardo Lucena, é muito importante que o estudante conheça e de preferência domine com propriedade o tema a ser abordado, que consiga esquematizar as ideias e colocá-las em prática de acordo com a estrutura do corpo de uma redação.

Apenas após ter entendido a proposta, é que o estudante pode mostrar suas habilidades de redação. “É por meio dos artifícios gramaticais que a redação tende a obedecer a norma culta e assim ter uma expressão versada de precisão, dessa forma, gramaticalmente obedecerá ao sentido e precisão na exposição das ideias diante a construção textual”, explicou Eduardo.

3. Como a interpretação textual pode me prejudicar?

Para a professora Juliana Lopes “A interpretação de textos contribui para assimilar mais facilmente conteúdos e desenvolver pensamento crítico. Ela é a principal aliada ao lado do conhecimento prévio dos conteúdos que são cobrados e é uma fundamental habilidade não só para o ENEM, como também na vida escolar, acadêmica e em situações do cotidiano.

A professora é enfática ao dizer, que infelizmente, o advento da tecnologia e a sua modernidade têm feito com que algumas pessoas usem o tempo livre para assistir televisão, assistir a filmes ou vídeos em casa, escutar música ou rádio, usar a Internet, WhatsApp e redes sociais. Além disso, a maioria das pessoas não gostam de ler ou não tem o costume, tornando-se assim algo irrelevante, pois não são estimuladas a fazer leituras.

Esse hábito deve vir, primeiramente, de casa. Se os pais gostam de ler, consequentemente, os filhos serão incentivados a prática. Ademais, as escolas também têm um papel fundamental quando ofertam projetos de leitura. Quando isso não acontece, tem-se uma sociedade fada ao fracasso, finaliza Juliana.

4. Textos motivadores, como utilizá-los?

De acordo com o professor Joel Leite, dentro do Enem, os textos motivadores exercerão a função de fazer um recorte a respeito do tema, motivando o candidato a refletir e pensar acerca do assunto, possibilitando assim, uma maior inspiração para escrever o texto.

Portanto, o texto motivador é o último recurso para compreender o tema de forma correta. Por isso é importante focar primeiro em uma leitura ativa, que precisa de um olhar mais detalhado e crítico, e depois uma leitura mais simples e dinâmica.

Mas, se lembre! Nunca, em hipótese alguma transcreva ou copie trechos dos textos motivadores na sua redação. Eles são ferramentas para te ajudar a organizar suas ideias sem fugir ao tema e “consequentemente, obter um resultado mais eficaz”, destacou Joel.

Bônus – 5 Dicas de ouro para garantir uma redação nota mil

Resumindo! Se você quer ter sucesso na sua redação, siga as dicas da professora Juliana Lopes:

1. Faça um cronograma de estudo;
2. Tenha disciplina;
3. Revise os conteúdos;
4. Responda provas anteriores;
5. Faça pelo menos, uma redação por semana.


Veja um vídeo completo com dicas do que levar nos dias de prova do Enem: www.instagram.com/reel/CkI44pPDDA-/

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram