Dólar hoje 5,800
31° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Paulo Marcello

Sobre o autor

Paulo Marcello Tavares - Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional (locutor e repórter) desde 1988, além de apresentador e animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Postada em 14/03/2022 17:27 | Atualizada em 14/03/2022 17:28

Heloísa Helena foge de Alagoas e busca ser deputada pelo Rio de Janeiro

Ex-senadora estava aposentada das urnas, mas sentiu saudade da política
Heloísa Helena quer ser deputada no Rio - Foto: Estadão

Na política nem tudo que se quer, se consegue e ninguém pode dizer 'desta água não beberei'. A ex-senadora Heloísa Helena, que estava aposentada das urnas, queria concorrer ao cargo de deputada pelo Distrito Federal em 2022, mas acabou cedendo à pressão do seu partido (REDE) e vai mesmo tentar se eleger pelo Rio de Janeiro.

Após ter feito só uma deputada em 2018, a Rede estipulou a eleição para a Câmara como a prioridade máxima para este ano. O partido oficializará em breve uma federação com o PSOL para conseguir superar a cláusula de barreira, o que lhe garantirá acesso aos recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral.

A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também está na lista de pretensões da REDE e ela já está acertando os detalhes para concorrer à Câmara dos Deputados pelo Estado de São Paulo. A possibilidade de este arranjo acontecer é “enorme”, de acordo com a própria porta-voz do partido, Heloísa Helena.

Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho

Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho nasceu em Pão de Açúcar-AL em 6 de junho de 1962, é enfermeira, professora pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e em 1998 foi eleita senadora por Alagoas, com a maior votação daquela eleição.

Candidata pela primeira vez em 1992 se elegeu vice-prefeita de Maceió na chapa do então governador Ronaldo Lessa (PSB). Dois anos depois, foi eleita deputada estadual, a primeira pelo PT em Alagoas.

Heloísa Helena, senadora eleita em 1998 pelo PT de Alagoas, disputou o cargo de presidente da república em 2006 pela Frente de Esquerda, tendo sido a 3ª colocada com 6 milhões 575 mil 393 votos (6,85% dos válidos) – uma enorme conquista do PSOL.

Ao término de seu mandato como senadora em 2006, reassumiu profissão como professora de enfermagem na UFAL até ser eleita vereadora de Maceió dois anos mais tarde, em 2008, sendo a vereadora mais votada de Maceió, com 29.516 votos (7,40% dos válidos).

Já em 2012, Heloísa Helena se candidatou e foi reeleita vereadora pelo PSOL, mais uma vez a vereadora mais votada de Maceió, com 19.216 votos válidos (4,65%). Em 2016, ela anunciou sua aposentadoria das urnas aos 54 anos de idade. A fundadora do PSOL declarou que não seria mais candidata e que se sua dedicação seria a vida acadêmica na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram