Dólar hoje 5,815
23° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Paulo Marcello

Sobre o autor

Paulo Marcello Tavares - Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional (locutor e repórter) desde 1988, além de apresentador e animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Postada em 23/07/2023 20:33

UPA volta a registrar superlotação e pacientes esperam até dez horas na fila

Imagens foram compartilhadas nas redes sociais, neste domingo, em Arapiraca
Pacientes passam horas para serem atendidos na unidade - Foto: Cortesia

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo Melo, em Arapiraca, voltou a registrar lotação de pacientes durante este domingo (23). Pessoas relataram que chegaram a aguardar por cerca de dez horas, alguns até em pé, para receberem atendimento e que apenas um médico estava no plantão.

Até o momento, ninguém quis se pronunciar sobre o assunto, já que a unidade é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), o que só deve ocorrer, por meio de nota, nesta segunda-feira (24). A maioria dos pacientes buscava atendimento para situações como dor, tosse, falta de ar, vômitos e febre alta.

Um vídeo gravado pelo pai de uma criança, que aguardava pelo atendimento do filho com febre, mostra o movimento intenso e aglomeração de pessoas na UPA que fica no bairro Itapoã. Inaugurada em 2021, a unidade integra a Rede Pré-Hospitalar no Agreste e é responsável pelo atendimento de mais 18 municípios, além de Arapiraca.

O plano inicial era que a UPA teria mais de 150 funcionários e que seria aberta 24 horas em todos os dias da semana e que seria referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, inclusive disponibilizando leitos de observação e de urgência. Atualmente, segundo alguns pacientes, o número de profissionais foi reduzido, sobretudo na área de primeiro atendimento.

O pai que registrou as imagens informou que chegou ao local por volta das 8h e, no início da noite, às 19h, ainda aguardava pelo diagnóstico do próprio filho de apenas oito meses. Segundo os relatos compartilhados em grupos de conversas, o dia foi de transtorno e de aglomeração na UPA do Governo do Estado na segunda maior cidade de Alagoas.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram