Dólar hoje 5,802
28° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Municípios
Postada em 26/10/2015 07:52 | Atualizada em 26/10/2015 07:57 | Por Todo Segundo

Capacitação apresenta Programa Água Doce nos municípios

Propósito dos encontros em São José da Tapera é preparar as comunidades para implantação dos sistemas de dessalinização
Capacitação apresenta Programa Água Doce nos municípios - Foto: Ascom/Semarh
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realiza, entre os dias 28 e 29 de outubro, o II Encontro Estadual do Programa Água Doce e a Oficina de Capacitação dos Técnicos do Estado, em São José da Tapera, Sertão alagoano. Em dois dias, será apresentado o funcionamento do Programa Água Doce (PAD) nos municípios, onde serão implantados os sistemas de dessalinização em convênio celebrado entre o Governo de Alagoas e Ministério do Meio Ambiente.

A capacitação será ministrada por técnicos do Ministério do Meio Ambiente, da Semarh e do Núcleo Estadual de Gestão do Programa Água Doce.

O secretário executivo de Gestão Interna, Edilson Ramos, ressalta que o governo está atuando para socializar o conhecimento com a população, para que tenham informação prévia antes de os sistemas serem implementados. Durante os dois dias de evento, representantes de 38 municípios estarão presentes.

“Mantemos esta política de aproximação porque é preciso ampliar o conhecimento das famílias que brevemente estarão em contato com os sistemas de dessalinização. A Semarh, em sua atual gestão, não pensa apenas em implantar os sistemas e deixá-los em funcionamento. Estaremos explicando às famílias as benesses dos serviços e contaremos com agentes multiplicadores das informações nos municípios”, disse Edilson Ramos.

 

Incentivo à fiscalização
A assessora técnica da Semarh, Ana Cristina Azevedo, explica que a Semarh inicia, neste segundo semestre, as etapas dois e três, reiterando junto à população a importância de manter ativo o acompanhamento e fiscalização dos sistemas que serão implantados.

“Concluímos o diagnóstico socioambiental e técnico em 378 comunidades difusas da região do Semiárido, abrangendo 36 municípios. As etapas dois e três do convênio iniciam com a implantação, passando pela manutenção e o monitoramento dos sistemas de dessalinização. A Semarh irá intensificar a mobilização para que a população acompanhe e fiscalize desde o diagnóstico até a obra civil, participando ativamente de um serviço em que eles são os maiores contemplados”, argumenta.

Na programação elaborada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, consta que no dia 29 de outubro uma oficina interativa sobre sustentabilidade ambiental será desenvolvida com o propósito de mostrar à comunidade Logrador a qualidade da água dessalinizada.

Ainda durante o encontro, serão firmados acordos de gestão entre governo, município e comunidade para manter em funcionamento os sistemas de dessalinização que serão instalados.

Agência Alagoas
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram