Dólar hoje 5,204
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Municípios
Postada em 15/11/2019 08:24 | Por Assessoria

Distribuição de alimentos beneficia mais de 25 mil famílias em Arapiraca

"PAA é um incentivo à agricultura familiar do município, movimentando a economia local", diz Rogério Teófilo
Distribuição de alimentos bate recorde e beneficia mais de 25 mil famílias em Arapiraca - Foto: Assessoria

Toda terça-feira acontece, em Arapiraca, a entrega de produtos dos agricultores familiares às entidades cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretária de Desenvolvimento Rural. Cerca de 35 mil toneladas de alimentos (frutas, hortaliças, raízes e processados, como bolos, broas e doces) são entregues a mais de 25 mil pessoas, gratuitamente.

O PAA é um importante instrumento de transformação na vida de agricultores familiares e entidades sócio assistenciais do município. No total, são mais de 190 toneladas de alimentos entregues por etapa, na sede do programa, localizada Rua Dom Jonas Batingas, no bairro Ouro Preto.

Em outubro deste ano, foi lançada mais uma fase que vai até dezembro com a possibilidade de estender-se até o final de janeiro de 2020. A seleção foi realizada, como de costume, após o edital.

O programa selecionou 37 agricultores familiares e entidades sócio assistenciais. Dentre elas: 11 associações comunitárias, 1 associação de mulheres, 3 abrigos/albergues, 2 instituições de apoio a pessoas com necessidades especiais, 3 entidades de apoio ao idoso, 8 sócio assistenciais, 4 de apoio a criança e ao adolescente, 2 comunidades quilombolas, 2 de serviços públicos de saúde e uma instituição religiosa.

BENEFÍCIOS PARA OS AGRICULTORES

Os produtores rurais solicitam e recebem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural no preparo da terra para o plantio até a colheita. Muitos começam com apenas uma tarefa, mas com o incentivo, ações e apoio da secretaria, a área do cultivo é ampliada, como foi o caso do agricultor José Geraldo.

Ele é um dos exemplos de beneficiados pelos programas de incentivo e valorização do pequeno produtor rural de Arapiraca, da fase da preparação do solo à comercialização. O agricultor iniciou com uma tarefa e meia e atua com mais de 20, cultivando hortaliças e frutas.

BENEFÍCIOS PARA AS ENTIDADES

O incentivo à agricultura familiar promove a organização produtiva e econômica no meio rural. Combater a pobreza extrema e garantir o acesso à alimentação adequada e saudável através da entrega nas entidades sócio assistenciais é prioridade.

Na etapa final de 2019, o número de 37 entidades foram beneficiadas através do processo publicado no edital. Dentre elas, 11 associações comunitárias do município cumpriram as normas e foram aprovadas, sendo cadastradas e recebendo os alimentos para a distribuição gratuita.

A Associação de Moradores do Bairro Arnon de Melo foi uma das contempladas mais uma vez. Ela é um dos exemplos de com o programa contribui para quem mais precisa.

A presidente da entidade, Maria Alves, conhecida como Nilda, agradeceu a gestão pela participação no PAA. “Nós recebemos o produto e distribuímos para os associados. Eles ficam rezando, esperando a hora de chegar, porque muitos deles estão desempregados e não recebem benefícios sociais. Então, quando esses alimentos chegam as mesas ficam fartas. É com muita gratidão ao Prefeito Rogério Teófilo e ao Secretário Carlos Lúcio que eu venho aqui receber esses alimentos, porque eles vão alimentar pessoas que realmente precisam e eu agradeço demais”, destacou.

“É muito gratificante acompanhar o sucesso desse programa, que beneficia desde o pequeno agricultor até os mais necessitados. Eles se alimentam com os produtos de ótima qualidade e o PAA é um incentivo à agricultura familiar do município, movimentando a economia local. Tenho certeza que todas as etapas realizadas após o processo do edital são proveitosas”, frisou o prefeito Rogério Teófilo.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram