Dólar hoje 5,802
33° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Municípios
Postada em 31/05/2015 19:39 | Atualizada em 01/06/2015 20:46 | Por Todo Segundo

Fiéis celebram os 18 anos de morte de Frei Damião em Palmeira

Procissão, missa e louvores fizeram parte da das homenagens, em Canafistula de Frei Damião neste domingo
Fiéis celebram os 18 anos de morte de Frei Damião em Palmeira
Do Todo Segundo

Uma verdadeira demonstração de fé e adoração ao frei capuchinho, que dedicou sua vida a ajudar aos mais pobres. Assim pode ser definida a Romaria de Frei Damião realizada no domingo (31), no Distrito de Canafístula, em Palmeira dos Índios.

O evento começou por volta das 7h30, com cânticos, louvores e orações e terminou com uma grande procissão e a missa campal, celebrada pelo padre Aloísio Ferreira, na Associação Beneficente Frei Damião em homenagem aos 18 anos de falecimento do “Apóstolo do Nordeste” Frei Damião, que por vários anos esteve no distrito realizando as Santas Missões, que atraiam milhares de católicos para ouvir a palavras de Deus.

Logo cedo, as ruas de acesso ao povoado ficaram lotadas, com centenas de veículos. As vias centrais foram tomadas por barracas que vendiam os mais diversos tipos de produtos, com destaque para camisas, CDs, DVDs e outros itens, todos trazendo imagens de Frei Damião.

A data é muito especial para os devotos. Pessoas de todos os lugares do nordeste vieram a Palmeira dos Índios prestar homenagens ao frade. Milhares de fiéis chegavam em caravanas de ônibus e carros particulares para se reunir em torno do coreto na sede da associação que ficou pequena para tamanha demonstração de fé.

Emocionada e pagando uma promessa, a dona de casa Maria das Graças conta, que um de seus filhos, sofria com problemas respiratórios desde muito cedo e muito aflita ela não sabia como resolver o estado de saúde dele, uma vez que nenhum medicamento funcionava e nenhum médico sabia diagnosticar o que se passava com o menino. Em uma das visitas a Canafistula ela pediu a intercessão do Frei Damião e segundo ela, não foi só atendida com esse milagre, mas também pelo desaparecimento de um caroço rígido que tinha no pé.

Sobre Frei Damião
Frei Damião nasceu em 5 de Novembro de 1.898, em Bozzano,na Itália.Ordenou-se sacerdote em 5 de Agosto de 1.931.Faleceu aos 96 anos de idade e levado à sepultura ao som do hino de Nossa Senhora,na Capela de Nossa Senhora das Graças, como era de sua vontade na capital pernambucana, Recife.

Ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste, um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar-livre com vários alto-falantes onde o frade transmitia os seus sermões.

Conseguia arrastar multidões para ouvir suas palestras e tornou-se um fenômeno de popularidade religiosa no Nordeste, só comparável ao “Padim Ciço”, de Juazeiro do Norte. Frei Damião é aclamado pelos católicos locais como o legítimo sucessor do Padre Cícero Romão Batista.
+ fotos
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram