Dólar hoje 5,802
24° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Municípios
Postada em 04/04/2017 12:43 | Atualizada em 05/04/2017 00:04 | Por Todo Segundo

Palmeira dos Índios lança 1ª Semana de Conscientização do Autismo

Abertura do evento contou com a participação do prefeito Júlio Cezar
Palmeira dos Índios lança 1ª Semana de Conscientização do Autismo - Foto: Assessoria
Da Assessoria

A prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semed) iniciou nesta segunda-feira (3) a 1ª Semana de Conscientização do Autismo, no auditório da Escola Gerson Jatobá.

No evento, também denominado de “Semana Azul”, a secretária de Educação Alcineide Nascimento, fez palestra sobre “Os Símbolos do Autismo”, com o objetivo de mostrar o que é o transtorno, as dificuldades enfrentadas pela família e como pode ser a aprendizagem, as atividades diárias e a vida escolar do autista. De acordo com informações do Hospital Israelita Albert Einsten, no Brasil, a cada ano, surgem 150 mil novos casos de pacientes diagnosticados com o distúrbio.

A abertura do evento contou com a participação do prefeito Júlio Cezar, das vereadoras Adelaide França e Joelma Tenório Toledo, ambas engajadas na causa do autismo, diretoras de escolas, educadores e mães de alunos autistas, que fizeram relatos sobre experiências com os filhos, e de como o preconceito atrapalha o tratamento e desenvolvimento das crianças autistas.

Uma dessas mães, a secretária adjunta de Educação Judith Rocha, falou sobre o filho que hoje tem 30 anos, mas durante 20 anos enfrentou grandes desafios, lutas e tratamento para tentar vencer o transtorno. “Hoje, o meu filho faz as coisas dele sozinho, trabalha e dirige. Mas começou a sair sozinho de casa quando fez vinte anos. É uma luta difícil e cada criança é um caso diferente. As pessoas precisam conhecer o que é o autismo e esta é uma boa oportunidade, por meio deste Seminário”, disse Judith Rocha.

O prefeito Júlio Cezar falou sobre a importância da Semana do Autismo e disse que, em breve, será implantado no município Centro de Referência à Educação Especial, que também pode atuar como ponte para que outros municípios de regiões vizinhas possam utilizar os serviços do Centro. “Os depoimentos dessas mães, que criam seus filhos com tantas dificuldades, são profundos, tocantes e emocionaram a todos nós. Por isso, precisamos garantir o recurso para financiar o Centro de Referência à Educação Especial, que vai beneficiar tanto esses alunos e ajudar à família para que eles tenham uma educação qualificada e uma atenção voltada especialmente para eles. Os alunos do nosso município já foram muito prejudicados pelo descaso de gestões passadas com a educação. Mas quando a gente quer a gente faz”, afirmou o prefeito.

A programação do 1ª Semana de Conscientização do Autismo segue até sexta-feira (7), na Escola Gerson Jatobá.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram