Dólar hoje 5,117
26° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Cultura
Postada em 14/08/2023 09:55 | Por Todo Segundo com Ascom

Escritor neto de Graciliano Ramos abre programação cultural do FIPI

Ricardo Ramos Filho proferiu a palestra “70 anos sem Graciliano”, seu avô
Escritor neto de Graciliano Ramos abre programação cultural do Festival de Inverno de Palmeira - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, iniciou neste domingo (13) a programação cultural da 3ª edição do Festival de Inverno (FIPI) da cidade. Para a abertura foi convidado o escritor, professor e Doutor em Letras Ricardo Ramos Filho, também neto de Graciliano Ramos. Ele proferiu a palestra “70 anos sem Graciliano”, que fala sobre como seria o ponto de vista do Mestre Graça sobre os principais fatos históricos vivenciados pela humanidade, a exemplo da pandemia da Covid-19.

Ricardo Ramos Filho agradeceu o convite da prefeitura e o prazer em estar novamente em Palmeira. “É muito bom estar novamente na cidade em que meu pai nasceu. Sempre que posso, estou por aqui. E hoje, mais especial ainda: Dia dos Pais, na cidade em que meu pai nasceu e viveu e na abertura desse lindo Festival, falando sobre os 70 anos sem Graciliano. Estar em Alagoas é sempre uma grande alegria”, disse o escritor.

O secretário municipal de Cultura Cássio Júnio deu as boas-vindas aos presentes e falou da evolução do Festival. “Com muita alegria estamos fazendo a abertura da programação cultural do FIPI. Queremos que nosso festival passe a ter o mesmo formato dos grandes festivais, com essa parte cultural e literária bem marcada. É com muita honra que trazemos Ricardo Ramos Filho, neto do ilustre Graciliano Ramos, nos presenteando com uma bela palestra”, disse Cássio.

O prefeito Júlio Cezar falou da importância em disseminar a cultura e a literatura por meio dos eventos e festivais. “É uma alegria muito grande iniciar as festividades de 134 anos de Emancipação de Palmeira com essa parte literária e cultural. Receber Ricardo Ramos é como ter um pedacinho de Graciliano conosco. Apesar de ter partido há 70 anos, Graciliano continua projetando seu legado culturalmente e politicamente. Receber Ricardo para abrir a nossa etapa do Circuito de Inverno é de uma honra imensurável. Precisamos disseminar cultura e as pessoas precisam ler mais. A internet tem nos ajudado muito, mas tem acabado com a escrita dos nossos jovens. Precisamos resgatar esse costume novamente. Em breve, estamos devolvendo a Casa Museu para o mundo, totalmente revitalizado e tecnológica”, destacou o prefeito.

Na ocasião, houve a entrega das premiações do X Concurso Prosa e Verso, edição especial “Setenta Anos sem Graciliano Ramos”, promovido pela Academia Palmeirense de Letras (APALCA).

O evento aconteceu no auditório do Cesmac Palmeira e contou com a presença de representantes da 3ª Subsecção da OAB, representantes da APALCA, secretários municipais, vereadores, familiares de Graciliano Ramos, estudantes e familiares premiados e público geral.

O FIPI acontecerá de 16 a 20 deste mês e as atividades voltadas à literatura, apresentações de Hip-Hop, brega funk, culturas afro e indígena, folguedos populares, MPB, rock, teatro e dança acontecerão nos dias 14 e 15.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram