Dólar hoje 5,117
22° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
André Avlis

Sobre o autor

Radialista, Cronista e Comentarista Esportivo!
Postada em 29/04/2021 10:53

ASA: Técnico Ademir Fonseca terá que improvisar para jogo decisivo contra o Murici

Lateral-esquerdo Ítalo recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Coruripe e não enfrenta o Murici, na próxima quarta-feira (5), pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Alagoano.
Técnico Ademir Fonseca em sua apresentação

Jogo decisivo e um problema para o técnico alvinegro.

Sem poder contar com Ítalo, único lateral-esquerdo de ofício do elenco, o técnico Ademir Fonseca terá que improvisar. Três nomes podem pintar na vaga: Marcão, Iverton e Henrique. O primeiro vem sendo utilizado pelo técnico e possivelmente está á frente dos demais - claro, imaginando de acordo com atuções recentes. Os três atuam como zagueiro.

Antes de falar sobre possibilidades, devemos entender como joga o ASA na "mão" de seu comandante. O esquema que o ASA melhor se encaixa, pelo menos em meu ver, é o 4-2-3-1 (adotado pelo técnico). Sistema que faz com que o time tenha mais velocidade na transição ofensiva, aproximação de setores e profundidade,. Além da organização tática demonstrada na últimas partidas - fator primordial para uma marcação mais encaixada e consequentemente solidez defensiva.

No entanto, quando se perde uma peça importante e "única", o que fazer?

Um ponto positivo me chamou atenção na última partida do ASA: a "saída de 3". Onde, como o próprio nome diz, o time inicia a jogada com três jogadores (não necessariamente zagueiros); aliado ao jogo apoiado com o goleiro. É uma alternativa que pode ser usada. E a que mais me agrada. Até pelas variações que podem acontecer nessa ideia: num 3-5-2 ou 3-4-3 e até mesmo um 3-2-5.

Com essa estratégia, a equipe ganharia amplitude (alargando seu campo). Falando na parte de criação e ofensiva, claro. Mas como funcionaria?

A entrada de mais um defensor para fazer a "saída de 3" possibilitaria, por exemplo, mais liberdade para o lateral-direito Lázaro. Além de ajudar na aproximação dos homens de meio-campo, especialmente na circulação e posse de bola. Junto do aumento de amplitude para os extremos - que podem ora fechar pelo meio, abrindo o corredor lateral; ora espetar na ponta para ajudar nas inversões e enfiadas de bola.

Na parte defensiva, as variações também podem acontecer. No entanto, com toda a complexidade existente em tal ideia e esquema, dá para não "inventar". Usando o que vem sendo usado. O próprio 4-2-3-1 de início ou o 4-4-2 com as duas linhas de quatro e o balanço sendo feito sistemáticamente.

Tática e mais tática, possibilidade e mais possibilidades. Mas é o técnico Ademir Fonseca que irá resolver tal "B.O". A semana cheia irá ajuda-lo para que o time possa ter um bom desemepenho e buscar a vitória - o único resultado que interessa.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram