Dólar hoje 5,116
29° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
André Avlis

Sobre o autor

Radialista, Cronista e Comentarista Esportivo!
Postada em 24/07/2020 07:38 | Atualizada em 24/07/2020 07:39

O Campeonato Alagoano vai voltar e a FAF mostrou sua cara e cores; literalmente

Estadual já tem data definida para ser retomado. Com algumas modificações.

Geralmente as federações de futebol de cada estado leva as cores da bandeira do próprio. Em Alagoas não é diferente. Porém há uma coincidência ou, talvez, ironia - as cores também remetem a CRB e CSA.

O Campeonato Alagoano está parado desde o dia 15 de março - ou seja, quatro meses de paralisação. O retorno já foi definido para o próximo dia 29 (quarta-feira). Segundo informações vindas da capital, a Federação Alagoana de Futebol vai confirmar oficialmente a volta após o pronunciamento do governador Renan Filho e da reunião que acontecerá hoje (sexta-feira), 24, entre a entidade e os representantes de clube.

A decisão, possivelmente e supostamente, foi tomada após outra reunião. Entre o presidente do CRB, Marcos Barbosa; o presidente do CSA, Rafael Tenório e o presidente da FAF, Felipe Feijó. Ambos estiveram reunidos com o governador Renan Filho.

Por conta da pandemia do novo coronavírus e o calendário muito mais apertado, haverá mudanças no sistema de disputa. As fases finais serão disputadas em jogos únicos; tanto semifinal quanto final e ambas disputadas no Estádio Rei Pelé. A intenção é que o campeonato acabe no dia 05/08. Antes do início da Série B.

Ainda restam duas rodadas para a maioria dos times. Para Murici (Líder) e CSE (4º), apenas uma partida. Pela 6ª rodada e penúltima rodada, se enfrenta: Jaciobá x CEO; ASA x CSA e CRB x Coruripe. Já pela 7ª e última: CSA x CRB; CSE x ASA; Coruripe x Jaciobá e CEO x Murici.

Pois bem. Antes de tudo, eu sei da necessidade da volta do estadual. Sei que ele precisa ser encerrado; que é importante para jogadores, clubes e quem depende do futebol. Mesmo não concordando com o retorno, no momento, por conta da falta estrutura da maioria dos clubes. Justamente e unicamente por estarmos em meio a uma pandemia.

No entanto, está transparecido quem 'manda' em Alagoas - quando se fala em futebol. Além de mais um "atropelo" em uma reunião e a imposição de novos métodos para se adequar ao calendário de CRB e CSA. Repito: os clubes não têm nada a ver com isso, pois garantiram o direito de disputa em campo.

A forma inicial de volta aos treinamentos já foi grotesca. Impondo regras que só os rivais da capital conseguem seguir. Alíás, esse é outro aspecto importante. Ambos estão à frente em todos os fatores para o retorno. Tanto na parte física, quanto, teoricamente nas parte técnica e tática. Uma vez que, mesmo de forma não habitual, não ficaram inativos ou tiveram que desmanchar elencos.

Uma das partes mais bizarras para essa volta, para mim, são as fases finais. Semifinais e Final em jogos únicos - até aí tudo bem. É uma forma de adaptação. Mas colocar no Rei Pelé? A "casa" de CRB e CSA? Tirando assim, por exemplo, a chance de um time do interior que faça a melhor campanha, decidir na sua casa? É injusto.

Nossa federação mostra mais uma vez sua cara e cores. Transparecendo novamente para onde vai toda atenção e benefício - como uma mãe que protege seus filhos. Algo tão corriqueiro, que parece ter sido escancarado de vez. Tudo "normal" no "novo normal".

É uma parada que só terá fim quando os times do interior mostrarem coragem e baterem o pé. São a maioria e a maioria sempre vence. Enquanto isso não acontecer, os "donos" continuarão a mandar e o restante a acatar. Vendo uma bandeira sendo levantada. Com cores bem conhecidas e defendidas.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram