Dólar hoje 3,820
23ºC em Arapiraca, Alguns chuviscos
Jacson Tigre

Sobre o autor

Natural de Palmeira dos Índios, Alagoas, Jornalista, Apresentador e Radialista Brasileiro DRT: 1096 Rádio e TV. Atualmente trabalha na Pajuçara FM Arapiraca. "Apaixonado pela arte da vida."
Postada em 29/05/2019 12:31 | Atualizada em 29/05/2019 13:03
Inscrições para o Encceja 2019, vão até esta sexta-feira
Exame se destina a jovens e adultos que não concluíram estudos

O Encceja está com as incrições abertas até esta sexta-feira (31). O exame é destinado a jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada. Uma oportunidade  de obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio. 

A inscrição é de graça e deve ser feita pela internet.

Os interessados no certificado de ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Já para o certificado de ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios.

Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Quem atingir nota mínima em até três provas terá direito à declaração parcial de proficiência.

Uma novidade desta edição será uma versão do edital em Libras.

Outra mudança é que o participante que já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novamente o laudo durante a inscrição. Participantes surdos, com deficiência auditiva e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

E uma dica para quem vai fazer a prova: o Inep, instituto responsável pelo exame, disponibiliza na página do Sistema Encceja apostilas com material de estudo para os participantes de nível fundamental e médio.

O endereço para a inscrição ou para ter acesso ao material de estudo é o portal.inep.gov.br/web/guest/inicio

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.