Dólar hoje 5,161
25° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Jacson Tigre

Sobre o autor

Escritor, Jornalista, Locutor Publicitário, Apresentador e Radialista Brasileiro DRT: 1096 Rádio e TV. Atualmente trabalha na Pajuçara FM Arapiraca.
Postada em 08/03/2023 17:28 | Atualizada em 08/03/2023 17:33

Conheça a maior líder do Movimento de Mulheres Camponesas do estado de Alagoas

Toda uma história de luta em defesa da vida das mulheres no campo e na cidade
Terezinha em seu sítio - Palmeira dos Índios, Alagoas - Foto: Jacson Tigre

Terezinha Lourenço de Souza (64) — Nasceu na cidade de Minador do Negrão, sertão Alagoano, em 26 de fevereiro de 1959, viveu sua infância e adolescência no sertão, filha de uma agricultora, Terezinha se tornou uma das maiores líderes do Movimento de Mulheres Camponesas de Alagoas, representando Palmeira dos Índios, o estado em todo Brasil e fora do país. Quando se mudou para cidade de Palmeira dos Índios nos anos 80, fixou residência na princesa do Agreste e Sertão Alagoano, onde criou seus cinco filhos.

Terezinha iniciou sua militância junto ao movimento de mulheres nos anos 90, na época, chamado de MMTR/RS - Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do RS - como representante de Alagoas, atuou na construção e articulação nacional da organização das mulheres, como da Articulação Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (ANMTR), da Coordenação Latino-americana das Organizações do Campo (CLOC), da Via Campesina Nacional e Internacional, da Consulta Popular, além de contribuir em diversas outras organizações no campo e na cidade.

https://todosegundo.com.br/uploads/public/jacsontigre@/image/TEREZINHA/IMG-20230308-WA0046.jpg

Participou intensamente da nacionalização do MMC — Movimento de Mulheres Camponesas  — atuando efetivamente em Alagoas e vários estados.

Terezinha teve papel fundamental na luta e garantia pelo acesso aos direitos das mulheres camponesas do Brasil, passou a integrar um grupo de mulheres que percorreu vários estados brasileiros através da Campanha Nacional pela Documentação das Trabalhadoras Rurais, fazendo a discussão do reconhecimento da profissão de Trabalhadora Rural e do salário maternidade. A luta possibilitou que milhares de mulheres camponesas garantissem sua emancipação e acessassem os direitos previdenciários.

Conhecida em todo o estado de Alagoas e grande parte do Brasil. Mulher, amiga, determinada, corajosa, lutadora, acima de tudo, uma agricultora que ao longo da sua militância sempre acreditou na construção coletiva e no protagonismo das mulheres, na busca de construir uma sociedade de igualdade e respeito.

Sendo uma das líderes de um dos movimentos mais importantes do Brasil, a alagoana travou grandes lutas para superar a dominação que a sociedade machista impõe às mulheres, lutou pelo direito à terra e a produção agroecológica. Ainda hoje continua lutando pelo presente e pelo futuro das filhas e filhos da classe trabalhadora.

O Movimento de Mulheres Camponesas se destacou por muito tempo em Palmeira dos Índios e Região. Infelizmente, houve uma pausa nas atividades de forma oficial. Entretanto, continua muito forte em várias regiões do Brasil.

Representando o Movimento de Mulheres Camponesas, Terezinha teve importante participação nas atividades da ASA — Articulação do Semiárido Brasileiro — Nos primeiros encontros realizados em Alagoas, as mulheres sempre tiveram excelente participação, se impondo, na questão da água, da valorização do semiárido, na produção de produtos orgânicos.

A luta das mulheres é constante, pela organização coletiva junto às mulheres do campo e da cidade. Terezinha nunca perdeu a esperança e o sonho de uma sociedade justa, que respeite a mulher enquanto mulher e trabalhadora.

Mesmo distante das atividades oficiais do Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil. A líder feminista se orgulha de sua trajetória, uma história de muita luta, dedicação, garra e coragem, dedicada exclusivamente, a luta das mulheres na busca por igualdade social.

Morando atualmente no sítio Mandacaru, zona rural de Palmeira dos Índios. Guarda um grande acervo de livros, fotos e documentos importantes da rica história do movimento de mulheres em nossa região.

— Toda uma história de luta em defesa da vida das mulheres no campo e na cidade.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram