Dólar hoje 5,133
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
coronavírus
Postada em 09/05/2021 17:26 | Atualizada em 09/05/2021 17:29 | Por Assessoria

Projeto da Prefeitura de Palmeira leva música às unidades de Saúde em tempos de pandemia

O projeto tem como objetivo levar a música, através dos músicos da Orquestra Municipal Graciliano Ramos
Projeto da Prefeitura de Palmeira leva música às unidades de Saúde em tempos de pandemia - Foto: Assessoria

Pesquisas realizadas em todo o mundo apontam os benefícios que a música traz para quem canta, ouve ou toca um instrumento. De acordo com experimentos desenvolvidos por cientistas da Inglaterra, um dos efeitos da música é contribuir para a redução da dor crônica e outras situações dolorosas. Além disso, a música diminui as incidências de depressão em até 25% e alguns estudos já combinamos inteligência artificial, por meio da música, para novas descobertas de cura para o coronavírus.

Por entender a interferência benéfica da música na vida das pessoas, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretarias municipais de Cultura, Saúde e Educação, criou o projeto Música e afeto: terapia da alma, para ofertar um pouco de distração e alento, nestes tempos difíceis de pandemia. A Orquestra Municipal Graciliano Ramos é a responsável por levar som aos pacientes e profissionais dos pontos de vacinação contra a Covid-19, além de apresentações na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Regional Santa Rita.

O projeto já está sendo executado há duas semanas. ” O projeto tem como objetivo levar a música, através dos músicos da Orquestra Municipal Graciliano Ramos, a fim de promover um momento de descontração para as pessoas que estão em um ambiente que necessita de uma atenção maior nas suas práticas diárias. Nesse contexto, a música desempenha uma função terapêutica para pacientes e profissionais”, explicou o maestro da Orquestra Wellington Canuto.

O prefeito Júlio Cezar, idealizador do projeto, reforçou a importância da música como atividade terapêutica. “Já está comprovado, cientificamente, os benefícios terapêuticos que a música leva a quem está doente, aos profissionais da área da Saúde e a todos nós. É um conforto para aliviar o estresse causado pelo coronavírus e outras doenças. Estamos felizes em contribuir para que a alegria chegue a essas pessoas e parabenizo a todos os músicos da Orquestra Graciliano Ramos pela dedicação e por dar essa importante contribuição a todos nós por meio da música”, disse o prefeito Júlio Cezar.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram