Dólar hoje 5,668
20° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Coisa da Política

Sobre o autor

O objetivo do blog é acompanhar fatos e dados da política em Alagoas e no Brasil
Postada em 14/05/2025 23:27

Marcelo Victor molda governo com foco nas urnas e na manutenção do poder

Presidente da Assembleia mira vice e estrutura governo para manter hegemonia
Marcelo Victor exige de Dantas secretariado voltado para disputa de 2026 - Foto: Reprodução

Nos bastidores da política alagoana, o clima já é de pré-campanha. Antes da recente viagem do governador Paulo Dantas (MDB), um encontro reservado entre ele e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor (MDB), deu o tom do que deve pautar os próximos movimentos do Palácio República dos Palmares: montar um “secretariado de combate” com foco direto nas eleições de 2026.

Segundo apurou este blog, Marcelo Victor foi enfático ao cobrar de Dantas uma reforma administrativa com objetivo eleitoral. A exigência é clara: azeitar a máquina pública desde já para garantir um desempenho robusto nas urnas, com segurança jurídica e sem receios de questionamentos da Justiça Eleitoral.

A movimentação ocorre em meio às articulações que envolvem a possível candidatura do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), ao governo do Estado. Se for confirmado como nome único da base, como deseja o grupo, a prioridade passará a ser a formação de uma bancada federal majoritariamente ligada à dupla Renan–Victor. A estratégia inclui desde a distribuição de cargos estratégicos até a aliança com prefeitos e lideranças regionais em troca de apoio e estrutura.

Outro ponto sensível envolve a vaga de vice. Marcelo Victor deixou claro que, em caso de candidatura única de Renan Filho ao Palácio, caberá a ele indicar o nome que irá compor a chapa majoritária. A exigência reforça o projeto de continuidade do poder nas mãos do grupo que hoje comanda o Executivo estadual, sem fissuras entre MDB, Assembleia Legislativa e base federal.

“O objetivo é manter o controle do Palácio no próximo governo, como acontece agora”, confidenciou um aliado próximo ao deputado. A permanência de Marcelo Victor como figura central da articulação política estadual, inclusive após o fim de seu atual mandato como presidente da Assembleia, é dada como certa.

O momento ainda é de afinação interna, mas a ordem, segundo interlocutores, é começar desde já. A avaliação é de que, mesmo com eventual favoritismo, não se pode dar margem para surpresas. Daí o apelo por um secretariado com perfil político-eleitoral: leal, operante e comprometido com o projeto de poder do grupo.

Enquanto isso, setores da oposição observam com cautela a movimentação, e líderes como Arthur Lira (PP), o prefeito JHC (PL), Alfredo Gaspar (União Brasil) e Fábio Costa (PP) avaliam o melhor caminho para enfrentar o que pode se consolidar como uma máquina político-eleitoral bem entrosada.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram